Você sabe a importância de utilizar madeira tratada?

Você sabe a importância de utilizar madeira tratada?

A madeira é um material durável e resistente utilizado em diferentes tipos de construção: cercas, portas e janelas, móveis e até casas. No entanto, alguns fatores podem interferir nessas características e reduzir a vida útil dessa matéria-prima.

Entre os fatores que podem prejudicar e diminuir as qualidades da madeira estão os raios solares, a umidade e a ação de insetos, fungos e bactérias. Por esse motivo, muitas pessoas têm investido na utilização de madeira tratada.

 

O que é madeira tratada?

A madeira tratada consiste em um material que foi modificado por algum elemento químico, os chamados preservativos, que tem o objetivo de proteger o material e aumentar sua durabilidade e resistência, além de melhorar o acabamento.

Os setores da construção civil, arquitetura, paisagismo e decoração, agricultura, entre outros, são os que utilizam com mais frequência a madeira tratada com produtos químicos específicos, como os vernizes e o stain. Mas, qual a diferença entre esses produtos? 

O verniz protege em camadas, formando um filme espesso na superfície da madeira, protegendo o material contra a ação do sol. Já o stain não forma película, mas acompanha as linhas naturais da madeira e proporciona diferentes tonalidades de acabamentos.

 

Qual a importância de utilizar madeira tratada?

São muitas as vantagens obtidas com a utilização de matérias-primas tratadas quimicamente. Mas, de modo geral, existem três fatores que resumem a importância de utilizar madeira tratada.

 

Prevenção contra agentes biológicos

O tratamento químico protege a madeira tratada contra o ataque de insetos e fungos, que causam o adoecimento e o apodrecimento do material.

 

Maior versatilidade do material

O fato de ser mais resistente faz com que a madeira tratada possa ser utilizada em contato direto com o sol sem que se degrade rapidamente, ao contrário do que acontece com a madeira sem tratamento.

 

Melhora e aumento na durabilidade do acabamento

Outra vantagem da madeira tratada é o fato de oferecer maior durabilidade para os acabamentos, pois fica menos exposta aos efeitos do sol.

Desse modo, o uso da madeira tratada é bastante benéfico, desde que os produtos utilizados para proteger e preservar o material sejam de alta qualidade. Por esse motivo, a escolha dos elementos utilizados é uma etapa essencial.

 

Montana – Qualidade e tradição em tratamento de madeira

Na Montana Química você encontra as melhores opções para tratar e preservar madeira, como o Osmocolor Stain e o Verniz Premium, produzidos com as tecnologias mais avançadas para garantir um produto seguro, de qualidade e com alto desempenho. 

Consulte nosso catálogo e conheça nossa linha!

Newsletter

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Para isso, consulte nossas informações de contato em declaração legal.

tintas

Montana Química © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Sites: exceler