Tendências pós-pandemia no varejo da construção civil

Tendências pós-pandemia no varejo da construção civil

Como você já deve ter lido aqui neste espaço, a pandemia causou uma transformação no consumidor. Essas tendências vieram para ficar. Saber quais são elas e aproveitar esse conhecimento a seu favor é um passo essencial para a sobrevivência nesse novo mercado. Dando sequência a sua série com dicas para lojistas do segmento, a Montana Química lista abaixo algumas tendências que são observadas para o pós-pandemia.
A importância do lar
Se antes a nossa vida era casa-trabalho, agora todas as atividades tendem a se centrar no ambiente do lar. Isso já vem causando uma enorme revolução em toda a cadeia econômica. Por exemplo, com mais gente fazendo home-office a partir de agora, maior será a procura de móveis para o trabalho em casa e até de reformas para adaptar os espaços do lar às novas exigências. O lojista da construção civil pode aproveitar essa tendência de diversas formas, valorizando produtos que foquem nas transformações pelas quais as residências passarão, além de serviços que tornem a vida de seus clientes mais cômodos, como a venda pela internet e a entrega rápida (que serão tratados mais abaixo).
Digitalização
O que era deixado para depois virou necessidade: a digitalização das empresas. Em tempos de crise, as vantagens da digitalização se mostram ainda mais claras, como agilizar os processos internos, integrar o trabalho de colaboradores ampliar e gerar mais negócios. Em relação a pequenos negócios, uma pesquisa do IMEI (Inteligência de Mercado) apontou que 90% das pequenas empresas ainda não eram digitalizadas no país antes da pandemia. Não sabe como começar? Várias plataformas e parcerias ajudam o empreendedor a digitalizar seu negócio.
Fim dos caixas x checkout pessoal
Quem faz compras em grandes mercados já sabe como funciona: há totens para o próprio cliente passar suas compras, empacotar e pagar – sem necessidade de caixas. O chamado self-checkout (auto-checkout, checkout pessoal ou autoatendimento), com totens informatizados, pagamento via celular e até agendamento de horário, é uma forte tendência porque o novo consumidor quer escapar das longas filas e, agora, da proximidade com outros clientes devido aos riscos de contágio.
Tudo limpinho
Ok, você pediu a todos os funcionários para usarem máscaras, colocou alguns potinhos de álcool em gel pela loja e marcou as áreas de filas com adesivos para o distanciamento de 1 metro entre clientes. No pós-pandemia, todo mundo fará o básico. Para se destacar, é preciso muito mais do que isso, uma vez que a preocupação com a limpeza será gigantesca a partir de agora. Já pensou em instalar pias em locais estratégicos da loja? E oferecer máscaras na entrada? Quanto mais você mostrar a seu cliente sua preocupação com a higiene, mais ele se sentirá seguro de estar em sua empresa.
Omnichannel
Não sabe o que é isso? Está na hora de aprender, porque a tendência do omnichannel é muito importante no pós-pandemia! “Omni”, ou “oni”, é um prefixo que significa “tudo”, “total”. Channel, do inglês, é “canal”. Omnichannel, omnicanal ou onicanal é uma solução que integra todos os canais possíveis para o acesso do consumidor. Lojas físicas, sites, atendimento por telefone, aplicativos, redes sociais. Ser omnichannel é estar presente em todos os meios possíveis para atender as necessidades do seu cliente – que agora exige experiências de compra cada vez melhores e variadas.
Entrega, entrega, entrega
Se você tem acompanhado nossas dicas, já sabe que as palavras “entrega” e “delivery” têm sido centrais na discussão da pandemia. Empresas que não colocarem em prática uma logística de entrega eficiente dificilmente sobreviverão a um mundo onde os consumidores aprenderam a receber produtos em casa com a qualidade que exigiam antes da crise. No segmento da construção civil, não será diferente. Oferecer aos clientes um sistema barato, rápido e eficaz de entregas será visto como obrigação após a crise. Se você gostou destas dicas, veja mais textos sobre o assunto aqui, no novo site da Montana Química.
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