Stain ou Verniz: Entenda as diferenças entre os acabamentos para madeira

Stain ou Verniz: Entenda as diferenças entre os acabamentos para madeira

Quando se trata de acabamento de uma superfície de madeira, é comum referir-se a um conjunto de produtos de forma confusa quando na realidade são produtos distintos com propriedades diferentes e que podem não ser adequados para todos os usos. Por isso, é comum ter dúvidas em relação a isso, principalmente no que diz respeito às diferenças entre stain e verniz. Ambos têm o mesmo objetivo, porém os efeitos e a proteção promovidos não são iguais.

 

Quais são as diferenças entre o stain e o verniz?

Se você tiver superfícies de madeira, deverá tratá-las com cuidado para garantir sua longevidade. Afinal, essas superfícies precisam de um tratamento, como lixamento, e então um acabamento deve ser aplicado a elas.

O acabamento pode assumir a forma de tinta, óleo, stain ou verniz. Neste artigo, falaremos mais sobre essas duas últimas opções, que ajudam a preservar a madeira, aumentando sua durabilidade, e realça seu aspecto estético.

 

Entendendo as características do stain

O stain é um produto projetado para proteger o substrato, de forma a alterar ou, ainda, intensificar os tons existentes e a cor natural da superfície. Mas o seu acabamento acetinado não apenas realça os veios e desenhos naturais da madeira, como também a protege.

Após a aplicação, contudo, não cria um “filme” ou película protetora, pois é absorvido pelo material. E, como não constrói uma camada transparente, ele age por meio de impregnação. Ou seja, penetra nas fibras da madeira, mantendo toda a sua textura e beleza. Com esse processo, o produto também faz o selamento da peça.

Vale mencionar, ainda, que o stain tem função hidrorrepelente e é fungicida. Dessa forma, repele a água, reduz o empenamento da madeira, protege a superfície contra a ação dos raios UV e pode combater os fungos manchadores e emboloradores.

Entendendo as caracteristicas do stain

E o verniz? O que é e como ele funciona? 

Enquanto o stain penetra profundamente na madeira, o verniz permanece do lado de fora de suas superfícies, formando uma barreira protetora. Desse modo, protege a madeira contra intempéries naturais, exposição à chuva e luz solar direta, por exemplo, ao mesmo tempo em que realça o seu bom aspecto. 

Para isso, a aplicação do verniz forma uma película de filme resinosa quase transparente que proporciona durabilidade adicional. Não à toa, esse é um produto frequentemente usado ​​em áreas que sofrem bastante desgaste. Afinal, na prática, o verniz cobre os poros da madeira e concede brilho, podendo ser utilizado em diversas estruturas. 

Optando-se por esse produto, existem três tipos possíveis de acabamento: fosco, acetinado e brilhante. A escolha do verniz, contudo, depende de qual é a superfície e o ambiente onde será aplicado. Antes de utilizá-lo, portanto, é necessário verificar as indicações e se ele é adequado para uso externo ou interno.

 

Quer dar o melhor acabamento para madeira?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as diferenças entre stain e verniz, precisa contar com os produtos adequados, criados por uma empresa que seja especialista no tratamento, proteção e preservação de madeira. Por isso, confira o catálogo de produtos da Montana e verifique onde comprar!

Newsletter

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Para isso, consulte nossas informações de contato em declaração legal.

tintas

Montana Química © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Sites: exceler