Como fazer a gestão de equipes que trabalham em Home Office

27 Mar 2020

Em meio a uma pandemia onde muitos colaboradores estão trabalhando Home Office é comum surgir dúvidas sobre como fazer a gestão das equipes.

Confira algumas dicas de como manter seus colaboradores motivados e concentrados no trabalho durante o Home Office.

1) Proporcione ferramentas para que o colaborador possa realizar suas reuniões e manter o contato com os demais membros da equipe.

a) Incentivar e treinar sua equipe para utilizar ferramentas como Skype, Microsoft Teams ou até mesmo a vídeo chamada do WhatsApp é essencial neste momento. Com essas plataformas os colaboradores podem realizar reuniões com fornecedores, clientes e até mesmo entre as equipes da empresa. É de suma importância que a equipe seja orientada a montar uma mesa em um local da casa que seja menos movimentado para que não haja tanto barulho externo durante as reuniões. Também é importante orientar os colaboradores para utilizarem um bom fone de ouvido com microfone que permita diminuir o som ao seu redor.

b) A organização das tarefas é fundamental em nosso dia a dia e não é diferente na modalidade Home Office. Incentive sua equipe a organizar seu tempo e atividades, pontuando as entregas diárias e oferecendo plataformas que facilitam esse controle. Atualmente existem alguns sites gratuitos que podem auxiliar essa rotina como o Trello, Asana, Google Sheets entre outros. Com esse tipo de plataforma o colaborador pode compartilhar suas tarefas com toda a equipe em tempo real, proporcionando maior interatividade e alinhamento das atividades.

c) Reuniões de equipe são bem vindas! Programe-se para realizar por vídeo chamada ao menos 02 vezes por semana um “bate papo” com toda a equipe. Além de alinhar as tarefas, esse momento é importante para que todos compartilhem suas experiencias, dificuldades e aprendizados. Conduza o encontro de forma leve, estimulando o brainstorming.

 

2) Incentive seu colaborador a cuidar de sua saúde física e mental.

a) Não só nessa fase de pandemia, mas principalmente nela, é importante que sua equipe esteja cuidando bem de sua saúde. É essencial que o colaborador se lembre de fazer suas refeições na pausa para o café da manhã ou almoço. A hidratação é fundamental nesse período, é sempre bom lembrar a todos de continuar com a fiel escuderia garrafinha de água, que tantas vezes é utilizada no escritório, em sua mesa de trabalho em casa.

b) A saúde mental é outro pilar importante neste momento, incentive seus colaboradores a praticarem algum tipo de atividade física em casa após o horário de trabalho, jogos em família também podem ajudar. Para aqueles que tem filhos, nada melhor do que as velhas brincadeiras de stop, batalha naval, amarelinha para distrair as crianças e também os adultos.

 

3) Estimule a disposição e produtividade da sua equipe:

a) Um cafezinho (ou alguma outra bebida como o chá, por exemplo) é sempre bem-vindo para dar aquele ânimo de encarar um belo dia de trabalho e, temos certeza, que faz parte da rotina de todos em seus ambientes profissionais. Então, incentive seus colaboradores a manter seus hábitos em casa como se estivessem no escritório, assim eles conseguirão exercer suas funções com excelência.

b) As melhores ideias surgem em um piscar de olhos, converse com sua equipe sobre melhorias que podem ser implantadas nos processos da empresa. Quando saímos do escritório, conseguimos enxergar melhor o todo e isso facilita o aprimoramento das tarefas do dia a dia.

A palavra chave para o bom andamento do trabalho Home Office é a disciplina, diante disso, você gestor tem um papel fundamental. Realize pesquisa sobre o tema e seja o alicerce da sua equipe neste momento, o Home Office há tempos é uma realidade nas empresas.

 

Michel Sentinelo

Gerente de Marketing & Comunicação da Montana Química Ltda.

blog comments powered by Disqus