Categories: Notícias

Saiba quais as principais diferenças entre os vernizes do mercado

Um dos principais produtos utilizados para acabamentos de madeiras, o verniz é considerado uma substância essencial para conferir proteção e realçar aspectos naturais de estruturas utilizadas para reformar ou construir portas, janelas, decks, mesas, telhados, entre outras composições para ambientes internos ou externos.

Com diversos tipos de acabamento, os vernizes para madeira são disponibilizados para finalidades distintas de acordo com as recomendações de uso. Pensando nisso, listamos as principais diferenças entre os vernizes do mercado para facilitar a escolha do melhor acabamento para seu projeto. Confira a seguir!

 

Afinal, você sabe o que é verniz?

Certamente você já deve ter escutado falar que a aplicação do verniz acontece quase sempre em estruturas de madeira. No entanto, são muitos os formatos e características das peças de madeira disponíveis para aprimorar reformas e construções de ambientes internos (salas de jantar; cozinhas; quartos) ou externos (varanda; decks; telhados).

É importante destacar, portanto, que o verniz é um produto líquido utilizado como método de acabamento, criando uma película protetora contra agentes externos (poeira, maresia e água, por exemplo) ao mesmo tempo em que possibilita efeitos que realçam as qualidades da estrutura de madeira.

 

Quais são os tipos de verniz para madeira?

Os tipos de verniz mais comuns são comercializados com variações conforme o formato da peça e o local de aplicação (externo ou interno). Geralmente, os vernizes são classificados em quatro principais modelos:

  1. verniz marítimo
  2. verniz tingidor
  3. verniz copal
  4. verniz premium

 

Principais características dos vernizes para madeira

Verniz Marítimo

Desenvolvido com resina à base de poliuretano e filtros solares, o verniz marítimo é transparente com acabamento brilhante ou acetinado. Suas principais indicações de uso são superfícies com contato quase constante com água ou maresia. Por isso, sua fabricação oferece alta resistência aos raios ultravioleta e às intempéries, auxiliando no prolongamento de aspectos naturais.

As peças para trabalhar com verniz marítimo devem conter superfícies de madeiras aplainadas, lixadas ou rústicas. Forros, beirais, portas, janelas, portões, telhados, decks, terraços e móveis externos são exemplos de estruturas que podem ser envernizadas com esse tipo de produto.

 

Verniz Tingidor

Esse tipo de verniz oferece acabamento brilhante com coloração às peças de madeira. Geralmente, as cores disponibilizadas do verniz tingidor são Castanho, Mogno, Imbuia e Ipê. Além de garantir fatores de proteção contra agentes externos, esse tipo de verniz para madeira realça os veios naturais da estrutura e confere também os efeitos de impermeabilização. 

Indicado para aplicação em superfícies de madeira aplainadas, lixadas ou rústicas. Sendo assim, o verniz pode ser utilizado para projetos em ambientes internos ou externos, como portas, portões, janelas, forros, telhados etc.

 

Verniz Copal

Produto transparente com acabamento brilhante, o verniz copal possibilita longa durabilidade e proteção para superfícies internas de diversos tipos de madeiras. Oferece boa resistência ao atrito, sendo uma excelente opção de envernizamento para artesanatos, móveis, entre outras estruturas de madeira (portas, forros, telhados etc.).

 

Verniz Premium

Desenvolvido com matérias-primas de elevada qualidade, o verniz premium é um produto com acabamento acetinado ou brilhante. Sua utilização garante alta durabilidade e proteção a vários tipos de estruturas de madeira.

Com resistência à maresia e à água, o verniz premium possui capacidade de maior penetração nas peças de madeira, além de ajudar na prevenção contra rachaduras e trincas. A aplicação deste tipo de verniz pode ser feita em superfícies internas ou externas.

 

Vernizes para tratamento e preservação de madeiras

Em nosso artigo, apresentamos os tipos de vernizes e as principais diferenças entre eles. Para auxiliar os seus projetos de tratamento e preservação de estruturas de madeira, a Montana Química oferece soluções de qualidade através da linha completa de vernizes para acabamentos diversificados.

Nossos vernizes para madeira são disponibilizados pelo nosso varejo a diversos lojistas em todas as regiões do Brasil. Acesse o nosso site e encontre a loja mais próxima de você.

Recent Posts

Tingidores de madeira: conheça as melhores opções

A madeira é um material muito utilizado pela construção civil, arquitetura e decoração. Porém, para…

1 mês ago

7 dicas de como proteger a madeira da umidade

Proteger a madeira da umidade é essencial para garantir sua durabilidade e evitar danos como…

1 mês ago

Verniz ou stain? Conheça as principais diferenças entre estes dois produtos

Quando o assunto é dar acabamento e proteger a madeira em projetos de construção, marcenaria…

1 mês ago

Produtos Montana: escolha a melhor opção para sua casa

Nossa casa é mais do que apenas um lugar para morar.  É onde criamos memórias…

2 meses ago

Como tirar as bolhas do deck? Saiba tudo

Não é raro encontrar decks de madeira com bolhas, um problema que, além da estética,…

2 meses ago

5 dicas acabar com o mofo na madeira

Se você já notou manchas escuras de mofo em superfícies de madeira, saiba que não…

2 meses ago