Saiba como proteger tecidos contra manchas

Saiba como proteger tecidos contra manchas

Molho de tomate, vinho, café e gordura são verdadeiros inimigos para os revestimentos de estofados, almofadas, cadeiras, poltronas, carpetes, tapetes, cortinas, toalhas de mesa, entre outros. Afinal, nem todo mundo sabe como proteger tecidos contra manchas.

A boa notícia é que já existem no mercado produtos fabricados especialmente para facilitar a limpeza e a proteção desses compostos de fibras naturais ou mistas sem desgastar as características naturais e a maciez do tecido.

Impermeabilização ou proteção de tecidos: qual é o melhor?

As fibras naturais, sintéticas ou mistas que compõem os tecidos são materiais que absorvem facilmente líquidos e gorduras, poeiras, fuligens e outros tipos de sujeira. Por esse motivo, é fundamental adotar algumas medidas de segurança para evitar manchas.

Mas, antes de qualquer coisa, para saber como proteger tecidos contra manchas de maneira correta e segura, é necessário entender a diferença entre impermeabilização e proteção de tecidos, duas das técnicas mais conhecidas quando se fala no assunto.

O que é impermeabilização de tecidos?

A impermeabilização de tecidos tem como objetivo aumentar a repelência da superfície à líquidos em geral. Para que isso seja possível, são aplicados produtos com silicone e resina, dissolvidos em solventes que fecham os poros do tecido.

No entanto, esse tipo de produto impermeabilizante é inflamável e protege apenas contra líquidos. Além disso, apresenta um odor forte e desagradável e desgasta os tecidos, diminuindo sua vida útil e prejudicando suas características naturais.

Proteção de tecidos com hidro e óleo repelentes

Por outro lado, para quem busca saber como proteger tecidos contra manchas sem que haja o desgaste das fibras, outra opção é a aplicação de hidrorrepelentes a base de água, que protegem o tecido contra a absorção de líquidos preservando sua textura e maciez.

Ao contrário dos impermeabilizantes, a proteção de tecidos não sela a superfície e nem forma uma película. O produto reage diretamente com a fibra, facilitando a limpeza e conferindo proteção contra manchas de vinho, suco, urina de cachorro, óleo e outros.

Por que proteger tecidos contra manchas?

Para quem busca informações sobre como proteger tecidos contra manchas, mas ainda não está convencido se realmente vale a pena investir na aplicação de algum tipo de produto específico, é importante entender que não se trata apenas de uma questão estética.

Afinal, além de alterarem o aspecto físico dos tecidos e revestimentos, a presença de manchas pode facilitar o desenvolvimento de bactérias e fungos, prejudiciais à saúde. Dessa forma, é fundamental evitá-las de maneira segura e eficiente.

Proteja tecidos com o HelpTex da Montana

A Montana possui uma linha completa de produtos para cuidados com o lar. É o caso do HelpTex, hidro e óleo repelente incolor, a base de água e sem cheiro indicado para proteger superfícies contra a absorção de líquidos, preservando as características naturais do tecido.

 

Entre em contato e saiba como e onde adquirir o HelpTex da Montana.

Newsletter

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Para isso, consulte nossas informações de contato em declaração legal.

tintas

Montana Química © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Sites: exceler