Saiba como evitar o ataque de fungos manchadores e emboloradores

Saiba como evitar o ataque de fungos manchadores e emboloradores

A madeira é uma matéria-prima que confere resistência, beleza e versatilidade para projetos de arquitetura e decoração, assim como projetos da construção civil. Por esse motivo, é utilizada na fabricação de móveis e estruturas (portas, janelas, decks, entre outras).

No entanto, caso não seja tratada de maneira adequada, ficará suscetível ao ataque de fungos manchadores e emboloradores. Neste contexto, existem alguns produtos específicos indicados para garantir a proteção do substrato de maneira segura e eficiente.

Fungos manchadores e emboloradores: o que são e quais os riscos para a madeira?

Antes de qualquer coisa, é necessário esclarecer o que são os fungos manchadores e emboloradores e quais os riscos desses organismos para as superfícies de madeira. De modo geral, é possível dizer que os fungos são organismos diversos.

Esses organismos, que fazem parte do reino Fungi, podem ser microscópicos ou pluricelulares e são classificados como heterótrofos, ou seja, não produzem o próprio alimento e dependem da ingestão de matéria orgânica viva ou morta para sobreviver.

Fungos manchadores

Os fungos manchadores alimentam-se de amido e açúcares, encontrados no lúmen das células de reserva da madeira. Em geral, atacam após a derrubada da árvore. As manchas nem sempre são visíveis na superfície, mas em camadas mais profundas.

Fungos emboloradores

Já os fungos emboloradores, que se alimentam basicamente dos materiais de reserva das células, são muito comuns em árvores recém abatidas, quando há alta umidade e grande quantidade de materiais de reserva, e podem produzir podridão mole.

Como evitar o ataque de fungos manchadores e emboloradores?

A proliferação dos fungos manchadores e dos fungos emboloradores nas superfícies de madeira está relacionada a fatores específicos. A umidade e a temperatura, por exemplo, são aspectos que podem interferir na proteção do substrato contra esses agentes nocivos.

Sendo assim, o ataque de fungos manchadores e emboloradores é muito comum em madeiras verdes, normalmente durante a secagem da matéria-prima, causando:

  • aspecto pulverulento (que aparenta ser coberto de pó);
  • coloração variada, constituída de massa de esporos;
  • manchas azuladas e acinzentadas na superfície da madeira;
  • depreciação comercial, especialmente na madeira branca de baixa densidade (pinus).

Uma boa alternativa para proteger o substrato e evitar o ataque desses tipos de fungos, é a aplicação de preservativos específicos, como é o caso do fungicida Osmotox Plus, tratamento profilático à base de Quelato de Cobre Carbamato.

O tratamento com Osmotox Plus deve ser iniciado na fase primária do processamento industrial da madeira, durante o desdobro da tora. Para a aplicação do produto, são recomendadas as técnicas de imersão ou pulverização.

Proteção contra fungos manchadores e emboloradores é na Montana

O Osmotox Plus faz parte da linha de Preservação de Madeiras da Montana. Vendido exclusivamente para indústrias, é a solução ideal para madeireiras e serrarias que buscam proteção contra o ataque de fungos manchadores e emboloradores.

Entre em contato e saiba como adquirir o produto.

Newsletter

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Para isso, consulte nossas informações de contato em declaração legal.

tintas

Montana Química © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Sites: exceler