Retardante de chamas para madeira: saiba como proteger as superfícies

Retardante de chamas para madeira: saiba como proteger as superfícies

Na construção civil, a madeira é uma das matérias-primas mais presentes. Afinal, é um substrato que confere versatilidade, resistência, beleza e durabilidade. No entanto, quando o assunto é segurança em casos de incêndio, é importante tomar alguns cuidados.

A aplicação de um retardante de chamas para madeira é essencial nos projetos de construção civil que utilizam a madeira na fabricação de diferentes estruturas, tais como esquadrias, forros, vigas, terças, pilares, entre outras. Mas, o que é e como funciona um retardante de chamas?

O papel da madeira na construção civil

Na construção civil, a escolha das matérias-primas e dos acabamentos é fundamental para garantir a qualidade e a eficiência dos projetos. A madeira, por exemplo, tem sido utilizada para a construção de habitações e outros tipos de estruturas há muitos anos. 

Suas características naturais conferem praticidade e leveza para as obras. Basicamente, as principais características da madeira, que tornam o uso desse material extremamente popular em projetos de construção civil, são:

  • Beleza;
  • Versatilidade;
  • Durabilidade;
  • Resistência;
  • Fácil manutenção.

Apesar disso, a madeira é um material inflamável. Desse modo, é necessário adotar algumas medidas de segurança, como é o caso da aplicação de um retardante de chamas para madeira para proteger a matéria-prima utilizada em projetos de construção civil.

O que é e por que utilizar retardante de chamas para madeira?

De modo geral, um retardante de chamas para madeira é uma substância química que possui ação de retardar a ignição, diminuir a velocidade de queima e minimizar a emissão de fumaça e a propagação do fogo em situações de incêndio.

Por esse motivo, a aplicação de um produto com essas propriedades é fundamental para reduzir os impactos de um incêndio. Isso porque atrapalha a disseminação das chamas e aumenta as chances de que o fogo seja controlado mais rapidamente.

Hoje em dia, existem diferentes opções de produtos do tipo ignífugos, ou seja, que evitam o fogo nas superfícies de madeira. É o caso do Osmoguard FR100, ignífugo à base de água que oferece proteção e preservação para o substrato.

Como funciona o Osmoguard FR100?

O Osmoguard FR100 é um retardante de chamas altamente efetivo e indicado para evitar a propagação do fogo e a formação de fumaça. Um dos diferenciais desse produto é o fato de proteger sem alterar as características naturais da madeira.

O Osmoguard age diretamente no processo químico da queima da madeira, reagindo automaticamente na presença de calor intenso. Em seguida, converte gases combustíveis e carvão em materiais não combustíveis, em nitrogênio e em dióxido de carbono. 

Sendo assim, sua aplicação é indicada para madeiras cruas e secas que foram previamente trabalhadas (aplainadas, lixadas, perfuradas), que apresentam teor de umidade inferior a 30% e que não tenham contato direto com o solo ou água.

Adquira já o seu Osmoguard FR100 com a Montana

A Montana é especialista em tratamento, preservação, acabamento e proteção para superfícies de madeira. Nossa linha industrial é composta por produtos de alta qualidade, como o Osmoguard FR100, para quem busca um retardante de chamas eficiente.

Para mais informações, entre em contato e saiba como adquirir.

Newsletter

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Para isso, consulte nossas informações de contato em declaração legal.

tintas

Montana Química © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Sites: exceler