Quais são os tipos de madeira mais utilizados para decoração?

Quais são os tipos de madeira mais utilizados para decoração?

É muito comum ter dúvidas sobre quais são os tipos de madeira mais utilizados para decoração. Isso acontece porque esse material é bastante versátil e pode ser encontrado em versões que variam de acordo com sua coloração e resistência.

 

Vantagens de utilizar madeira na decoração

O uso de madeira na decoração é vantajoso porque esse material é bastante versátil e fácil de compor com outras texturas, cores e acabamentos. Além disso, proporciona isolamento acústico e térmico e deixa o ambiente mais rústico sem perder o aconchego.

A madeira pode ser utilizada em sua coloração natural para ambientes externos, ou ganhar pintura e acabamento especiais para ser integrada na decoração de salas, quartos e escritórios com a colocação de pisos, prateleiras, camas e sofás fabricados em madeira.

No entanto, antes de pensar em como usar a madeira na decoração é importante conhecer quais são os tipos de madeira mais utilizados para decoração.

 

Principais tipos de madeira para decoração

De modo geral, os tipos de madeira mais utilizados para decoração são classificados em nobre, comum e especiais.

 

Madeira nobre 

Ipê: espécie brasileira que produz madeira resistente e pesada e coloração acastanhada, muito utilizada por ser altamente resistente a cupins e fungos.

Mogno: possui coloração avermelhada e alta resistência, ideal para trabalhos de marcenaria envolvendo torção ou compressão.

Cerejeira: a madeira da cerejeira possui tom castanho claro, é dura e resistente, mas possui preço elevado.

Carvalho: pode ser encontrada na coloração castanho avermelhado ou branco e possui alta resistência à umidade, sendo ideal para ambientes externos.

Nogueira: a madeira possui coloração marrom avermelhado, ótimo acabamento natural e resistência para a confecção de móveis e revestimentos internos.

 

Madeira comum

Eucalipto: produz uma madeira de cor clara e alta densidade, tem um preço acessível e é muito utilizada em postes, janelas e móveis.

Pinho: apresenta tonalidade levemente amarelada, tem preço baixo e é utilizada em móveis, na fabricação de rodapés, forros e andaimes.

 

Madeiras especiais

A madeira de demolição é um tipo de madeira especial originada do reaproveitamento de madeiras nobres, que são resistentes ao tempo e à ação do sol e da chuva.

 

MDF e MDP

Além das madeiras nobres, comuns e especiais, a utilização de placas de MDF e MDP em projetos de arquitetura e decoração também é muito comum. Mas, o que significa MDF e MDP? Essas placas são feitas de madeira maciça?

A madeira maciça é um produto natural. Por sua vez, as placas de MDF e MDP são constituídas das fibras da madeira. A placa MDF é a opção ideal para a aplicação de pintura, verniz, laca e laminados, enquanto a MDP possui boa estabilidade e acabamento. 

Agora que você já conhece os tipos de madeira mais utilizados para decoração, que tal investir em materiais de qualidade para garantir a proteção e a durabilidade das peças fabricadas com madeira?

 

Conheça o catálogo da Montana

Na Montana Química você encontra uma linha completa de selantes, isolantes, hidrofugantes, stain, vernizes e demais produtos específicos para agir no tratamento, proteção, preservação e acabamento de madeira. Conheça nosso catálogo!

Newsletter

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Para isso, consulte nossas informações de contato em declaração legal.

tintas

Montana Química © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Sites: exceler