Principais tendências de cores para o inverno

Principais tendências de cores para o inverno

No mundo da moda, as cores são fundamentais na hora de fazer a combinação entre as peças de roupa e montar um estilo próprio. Mas, no segmento da arquitetura e decoração, esse elemento também é importante para fazer a composição de um ambiente.

Por esse motivo, as tendências de cores para o inverno, que influenciam as roupas, tintas para pintura de móveis, entre outros, mudam anualmente.

 

Cinza e amarelo são as cores do ano, segundo a Pantone

As tendências de cores para o inverno podem ser observadas não apenas na moda, em roupas e calçados, mas também em objetos de decoração e mobílias. O cinza e o amarelo foram escolhidos como as cores do ano em 2021, representando resistência e esperança.

Na hora de decorar um ambiente, seja uma sala de estar, um quarto ou mesmo uma cozinha, pode surgir a dúvida sobre como combinar essas duas colorações. Afinal, o cinza é uma cor mais séria e neutra, enquanto o amarelo traz alegria e um ar mais descontraído.

Os móveis de madeira, por exemplo, podem ser uma boa opção para fazer a aplicação dessas cores e dar uma repaginada na decoração. Mas, como garantir um bom acabamento dessas peças? 

 

Como garantir a qualidade da pintura na madeira

Para garantir a qualidade da pintura na madeira, seguindo as tendências de cores para o inverno, é necessário se atentar à escolha da tinta e à preparação da superfície.

 

Escolha da tinta

Em geral, para fazer a pintura de superfícies de madeira são utilizadas as tintas látex e as tintas acrílicas. A primeira é à base de água e é indicada para objetos que vão ficar longe da umidade e da luz direta do sol, enquanto a segunda se fixa melhor na madeira e garante impermeabilidade.

Além da pintura propriamente dita, uma outra opção é trabalhar no acabamento e na tonalidade natural da madeira. Para que isso seja possível, a alternativa é investir na aplicação de stain ou o verniz.

O stain tem acabamento acetinado e protege o substrato. Além disso, tem a capacidade de alterar ou intensificar os tons existentes e a cor natural da superfície. Já o verniz, que permanece do lado de fora da superfície, forma também uma barreira protetora.

 

Preparação

Após a escolha da tinta, o próximo passo consiste em preparar a superfície. 

  1. No caso da madeira crua,  aplique uma massa própria para cobrir rachaduras e imperfeições.
  2. Em seguida, faça o lixamento da superfície para facilitar a pintura. 
  3. Limpe a madeira com um pano úmido e aplique um primer para ajudar na fixação da tinta. 
  4. No caso da repintura, basta acrescentar um passo na preparação da madeira: a remoção da tinta velha com lixa e espátula. 

A escolha dos materiais utilizados na hora de incluir as tendências de cores em móveis e demais objetos é essencial para garantir a qualidade do acabamento.

 

Qualidade em acabamento para madeira é na Montana

Buscando as melhores opções em acabamento para madeira? Na Montana Química você encontra um catálogo recheado de produtos especializados no acabamento, preservação e proteção de superfícies de madeira. Entre em contato e faça a sua escolha!

Newsletter

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Para isso, consulte nossas informações de contato em declaração legal.

tintas

Montana Química © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Sites: exceler