Pintura em madeira: saiba como preparar a superfície

Pintura em madeira: saiba como preparar a superfície

A pintura é um processo muito comum quando se pensa em projetos de arquitetura e decoração. Afinal, possibilita uma mudança rápida e eficiente em móveis e objetos de decoração que necessitam de uma repaginada.

No entanto, quando o assunto é pintura em madeira, é necessário pensar na preparação da superfície antes da aplicação da tinta. Dessa forma, é possível garantir um acabamento mais bonito e duradouro.

Passo a passo para pintura em madeira crua

De modo geral, a preparação da superfície para pintura em madeira crua envolve quatro etapas: correção das rachaduras e imperfeições, lixamento, limpeza e aplicação de primer. Vamos entender um pouco mais como funciona cada um desses processos.

Correção de rachaduras e imperfeições

A aplicação da massa para madeira é o primeiro passo quando se fala em pintura em madeira crua, ou seja, madeira que está sendo utilizada pela primeira vez.

Com o passar do tempo, trincas, rachaduras e outras imperfeições surgem na madeira, causando irregularidades e desnivelamentos na superfície. Por esse motivo, é necessário aplicar uma massa específica para madeira para melhorar o acabamento das peças.

Lixamento

Em seguida, é necessário lixar a madeira. Nesta etapa, é importante começar o processo com as lixas mais grossas e finalizar com as lixas mais finas. O objetivo do lixamento é deixar a superfície mais lisa, o que facilita a aplicação da tinta.

Limpeza

Após a aplicação da massa e do lixamento, antes de iniciar a aplicação da pintura em madeira, é necessário limpar a superfície com um pano úmido. O objetivo é retirar a poeira e outras partículas que possam prejudicar o acabamento.

No caso de pintura em madeira usada, basta acrescentar uma etapa. Sendo assim, o processo consiste em remover a tinta anterior, corrigir rachaduras e imperfeições, lixar e limpar a superfície e aplicar o primer para melhorar a fixação da tinta.

Quais produtos são utilizados na preparação da superfície?

Basicamente, existem três produtos fundamentais que são utilizados nas etapas de preparação que antecedem a pintura em madeira. São eles a massa corrida ou massa para madeira, o fundo ou isolante preparador e o gel removedor.

A massa para madeira visa corrigir imperfeições e desnivelamentos na superfícies. Por sua vez, o isolante preparador é indicado principalmente para madeiras resinosas, pois evita que a transferência da resina para a superfície do material comprometa o acabamento.

Por fim, temos o gel removedor, que é indicado para a remoção de tintas e vernizes. Uma das vantagens desse produto é o fato de não escorrer, o que facilita a utilização em superfícies verticais, como portas e janelas, e também em superfícies horizontais.

Pintura em madeira: prepare a superfície com os produtos Montana Química

Se você está em busca de produtos específicos para superfícies de madeira, conheça o Isolante Isolare Preparador, a Mazza e o Spritizi Gel da Montana, empresa especializada em acabamentos para madeira. Entre em contato e saiba como adquirir.

Newsletter

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Para isso, consulte nossas informações de contato em declaração legal.

tintas

Montana Química © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Sites: exceler