Montana

Koromix

Geral

  1. 1.    O KOROMIX® é um impermeabilizante ou um protetor de pedras e concreto? 

Por se tratar de um hidrofugante, o KOROMIX é um protetor de pedras, concretos, tijolos e telhas cerâmicas, ou seja, possui efeito repelente sem formação de filme e sem selagem dos poros. Permite a passagem da água sob forma de vapor. Essa característica é bastante importante, pois permite a “respiração” do substrato caso ocorra algum problema de umidade ascendente. Também proporciona conforto térmico aos ambientes.

  1. 2.    Posso aplicar KOROMIX® sobre superfície de tinta látex?

Não, pois o látex não permitirá a penetração do produto.

  1. 3.    KOROMIX® pode ser aplicado em mármore ou granito?

Não é recomendada a aplicação, pois estas superfícies possuem pouca porosidade ou tratamento prévio com resinas e ceras, o que impossibilita a penetração e fixação do produto.

  1. 4.    Posso utilizar o KOROMIX® em Ladrilho Hidráulico?

Recomenda-se teste prévio, pois dependendo da procedência o substrato pode ter menor porosidade. Cabe ressaltar que a indicação seria para áreas sujeitas a umidade, pois o produto é hidrorrepelente e não irá proteger a superfície de manchamento causados por gordura.

  1. 5.    O KOROMIX® pode ser aplicado em quais substratos? 

O KOROMIX é especialmente indicado para substratos utilizados na construção civil, de superfície porosa, como: concreto aparente, tijolo à vista, telhas e pedras.

  1. 6.    O KOROMIX® quando aplicado altera a cor e aparência do substrato?

O seu ingrediente ativo penetra no substrato e reage com a superfície sem formar filme, criando uma fina camada protetora, invisível a olho nu.

  1. 7.    Qual é a validade do KOROMIX®?

A validade é de 18 meses se armazenado ao abrigo de luz, umidade e temperatura entre 5°C e 40°C.

  1. 8.    Após a aplicação de KOROMIX® é possível aplicar outro tipo de acabamento? O que devo fazer?

KOROMIX é recomendado como acabamento final, uma vez que sua alta hidrorrepelência pode dificultar a adesão de outros acabamentos sobre a superfície tratada.

  1. 9.    Em superfícies com pré-aplicação de hidrofugante base solvente, é possível aplicar o produto?

Sim, desde que a superfície já tenha perdido o efeito hidrorrepelente. Recomenda-se realizar um teste com água para visualizar a absorção. A aplicação deve ser realizada com apenas uma demão e ao final, ser retirado todo o excesso com uma trincha, pincel ou pano secos.

  1. 10. Qual a condição climática para aplicação do produto?

O KOROMIX deve ser aplicado em dias secos ou com a umidade relativa do ar inferior a 80%. Evitar a aplicação em superfícies muito quentes.

  1. 11. O que seria úmido sobre úmido?

Aplicação úmido sobre úmido significa que a 2ª demão deve ser aplicada sobre a superfície ainda úmida, de30 a60 minutos após a 1ª demão, considerando as condições ideais de aplicação.

  1. 12. Posso aplicar KOROMIX® em lajes ou caixas d’água para impermeabilização?

Não, o produto é especialmente indicado para superfícies que não contenham acúmulo de água, pois se trata de um hidrofugante e não impermeabilizante.

  1. 13. KOROMIX® pode ser aplicado em substratos que estão em contato direto com o solo?

Não é recomendado, visto que haverá proteção da superfície externa, porém o substrato continuará absorvendo a umidade proveniente do solo.

  1. 14. Posso aplicar o produto em telhas cerâmicas esmaltadas ou resinadas e em plaquetas de revestimento cerâmico?

Não, pois revestimentos deste tipo já contem acabamentos que irão impedir a penetração do KOROMIX.

  1. 15. O KOROMIX® apresentará efeito hidrorrepelente se aplicado em rejuntes cimentícios?

Sim, apresentará excelente efeito hidrorrepelente e proteção ao escurecimento e formação de musgo.

  1. 16. É recomendada a aplicação em churrasqueiras, incluindo a parte interna?

O produto pode ser aplicado na parte externa da churrasqueira, mas nunca na parte interna.

  1. 17. Posso utilizar KOROMIX® em vasos cerâmicos?

Sim, recomendamos que a aplicação seja realizada por dentro e por fora, para que o vaso não absorva a umidade e permaneça com o aspecto de novo por mais tempo.

Aplicação

  1. 1.    Como deve ser o preparo do substrato novo e usado antes de receber a proteção com KOROMIX®?

A superfície deve estar seca e limpa, livre de poeira, gordura, ceras, resinas, bolor, manchas causadas pela umidade ou qualquer outro tipo de sujeira e/ou acabamento que possam impedir a penetração e fixação do produto. Se houver trincas, falhas ou rachaduras, as mesmas devem ser tratadas antes da aplicação.

Limpar a superfície com hidrojateamento de baixa pressão, ou com algicida muriático para remoção de algas, bolores, fungos e manchas ou ainda com CLARIDECK, no caso de pedras, para clareamento e aumento de porosidade. Ao final da limpeza, lave a superfície com água para remoção total do produto e espere secar totalmente para aplicar o KOROMIX.

  1. 2.    Como aplicar KOROMIX®?

A aplicação pode ser realizada por trincha, rolo de espuma ou pulverizador a baixa pressão.

Aplicar duas demãos do KOROMIX, até que a superfície seja uniformemente umedecida. Por ser um produto hidrorrepelente, a 2ª demão deve ser aplicada sobre a superfície ainda úmida, de30 a60 minutos após a aplicação da 1ª demão. Ao final, remover qualquer excesso de produto com uma trincha ou rolo secos para evitar manchamento. O KOROMIX deve ser aplicado em dias secos ou com a umidade relativa do ar inferior a 80%.

  1. 3.    O que devo fazer se durante a aplicação do KOROMIX® chover? Se garoar durante ou após a aplicação, o que fazer?

Se chover, interrompa a aplicação e cubra a área impregnada. Proteja a área por pelo menos 24 horas após a aplicação. Se mesmo com esses cuidados a superfície for molhada, aguardar a secagem e a cura completa do produto (em torno de 7 dias) e avaliar o efeito hidrorrepelente. Se houverem falhas, realizar a reaplicação do produto nas áreas que foram prejudicadas.

  1. 4.    O que considero excesso de produto?

O acúmulo de produto esbranquiçado que não foi absorvido pelo substrato.

  1. 5.    EPI´s que devem ser utilizados?

Utilizar luvas impermeáveis, óculos de proteção e no caso de aplicação por pulverização, utilizar máscara.

  1. 6.    Quanto tempo devo aguardar para aplicar o produto em concreto aparente recém-desmoldado?

Deverá aguardar 30 dias, que é o prazo do tempo de cura do concreto.

Manutenção

  1. 1.    Qual a melhor forma de limpeza de substratos com aplicação do KOROMIX®?

Limpeza com água. Áreas que requerem limpezas constantes com utilização de produtos de limpeza, principalmente para remoção de gorduras, não é indicado o tratamento com o KOROMIX.

  1. 2.    Como faço para remover o produto?

Uma vez aplicado, o KOROMIX não pode ser removido. O seu efeito pode ser atenuado com a utilização do produto NOVODECK, que por ser alcalino realizará a quebra das ligações químicas do ativo com o substrato, porém essa remoção será superficialmente e deverá ser realizada com o auxilio de uma escova de aço ou de nylon com cerdas duras, dependendo da dureza do substrato (alguns substratos como o tijolo, por exemplo, podem desagregar com uma escovação agressiva).

  1. 3.    Como devo preparar a superfície para a reaplicação de KOROMIX®?

Realizar a limpeza com hidrojateamento de baixa pressão e aguardar a secagem conforme informações do rótulo.

  1. 4.    Como e quando devo reaplicar o produto?

A necessidade de reaplicação dependerá da composição do substrato e a sua exposição ao intemperismo e condições de uso. Recomenda-se realizar um teste com água para visualizar a absorção (avaliando falhas na proteção) em intervalos de um a dois anos. Reaplicar principalmente nas áreas que apresentarem maior desgaste, com apenas uma demão e ao final, retirar todo o excesso com uma trincha, pincel ou pano secos.

  1. 5.    A superfície quando tratada com KOROMIX® pode passar por lavagem profissional? 

Não, pois este tipo de lavagem inclui abrasão e produtos químicos que poderão interferir no efeito hidrorrepelente do KOROMIX.

Outros

  1. 1.    Quais os cuidados com as áreas em torno do local que receberá aplicação do KOROMIX ®?

Cobrir as áreas que não devam receber o produto, como portas, janelas, piscinas, decks, gramas, etc.

  1. 2.    Posso utilizar o KOROMIX® em sauna?

Não é recomendada a aplicação em saunas.

  1. 3.    Como limpar as ferramentas utilizadas durante a aplicação de KOROMIX®?

A limpeza é bastante simples, basta lavar com água e elas estarão limpas novamente.

  1. 4.    Qual a forma de descarte das embalagens?

Recomendamos que o conteúdo das embalagens seja totalmente utilizado antes da destinação final.

Não reutilize a embalagem “vazia”, estas poderão ser destinadas para reciclagem em empresas especializadas ou Eco Pontos, conforme legislação ambiental local. Há muitas prefeituras que disponibilizam áreas para destinação de resíduos da construção civil conforme legislação ambiental vigente.