O que é stain? Conheça os principais benefícios de utilizá-lo

O que é stain? Conheça os principais benefícios de utilizá-lo

Se você está envolvido em projetos de madeira, seja na construção, decoração ou artesanato, provavelmente já ouviu falar sobre stain. Mas afinal, o que é stain e por que tantos profissionais optam por utilizá-lo em seus projetos? 

Neste novo conteúdo vamos te mostrar o que é stain e quais os benefícios que esse produto oferece. Acompanhe e boa leitura!  

O que é stain?

Stain é um tipo de acabamento para madeira. Seu grande diferencial é penetrar nas fibras da madeira, realçando a beleza natural do material. 

Composto por pigmentos e solventes, o objetivo deste produto é melhorar a aparência da madeira, ao mesmo tempo, que a protege contra os elementos externos. 

Sua aplicação é indicada para madeiras aplainadas, lixadas ou rústicas utilizadas como portas, janelas, portões, beirais, forros, estruturas de telhado, gazebos, varandas, pérgulas, móveis rústicos e de jardim, cercas, guarda-corpos, entre outros.

Qual a diferença entre verniz e stain?

“Usar verniz ou stain no meu acabamento?” Essa é uma dúvida muito comum; por isso, é importante diferenciar entre esses dois produtos utilizados para dar acabamento em superfícies de madeira. 

O verniz, que pode ser fosco, acetinado e brilhante, tem como principal característica permanecer na superfície da madeira, criando uma barreira protetora contra exposição à chuva e raios solares. 

Já o stain, é totalmente absorvido pela madeira e assim, não cria uma película protetora como o verniz. No entanto, ao penetrar nas fibras da madeira, ele mantém a textura natural e faz o selamento da peça.

Assim, a utilização do stain é recomendada quando se planeja manter o aspecto natural da madeira. 

Quais os principais benefícios do stain?

Agora que você já sabe o que é e a finalidade deste produto e qual a diferença entre ele e o verniz, é hora de conhecer as vantagens da sua utilização.

1. Preservação da textura natural

Ao contrário das tintas que podem esconder a textura da madeira, o stain preserva a beleza natural do material. 

Isso significa que os padrões, nós e texturas únicas da madeira permanecem visíveis, proporcionando um acabamento autêntico e atraente.

2. Proteção contra os elementos externos

Este produto, não apenas aprimora a estética da madeira, mas também oferece uma camada de proteção contra os elementos externos como umidade, fungos, raios UV e outros agentes que podem causar danos ao longo do tempo.

Ele possui também ação hidrorrepelente que reduz o empenamento da madeira.

3. Variedade de cores e acabamentos

Uma das grandes vantagens do stain é a diversidade de cores disponíveis (nogueira, castanheira, imbuia, canela, incolor, transparente, branco, natural, entre outras).

4. Facilidade de manutenção

A manutenção de superfícies tratadas com stain é geralmente mais fácil em comparação com tintas convencionais. 

Se necessário, basta aplicar uma nova camada do produto para revitalizar a aparência da madeira, sem a necessidade de lixamento severo.

5. Durabilidade a longo prazo

O stain é conhecido por sua durabilidade a longo prazo, garantindo a beleza da sua madeira por muitos anos.

Com a aplicação e manutenção adequadas, ele pode resistir às condições climáticas desfavoráveis e ao desgaste diário.

O que observar na hora de escolher seu stain?

Na hora de adquirir o stain, é importante escolher um produto com as seguintes características:

  • Hidrorrepelência, ou seja, ser um produto que torne a superfícies repelente à água.
  • Ótima penetração na madeira.
  • Proteção contra fungos. 
  • Permitir fácil renovação.
  • Aspecto acetinado.
  • Desgaste por erosão de modo homogêneo.

Também é importante escolher o produto certo para a área que receberá a aplicação. Por exemplo, para ambientes externos, é necessário usar produtos com filtro solar. 

Stain para madeira é na Montana

Ao considerar opções de acabamento para seus projetos em madeira, o stain surge como uma escolha versátil e funcional. 

Sua capacidade de realçar a beleza natural da madeira, oferecer proteção duradoura e proporcionar uma variedade de opções de cores fazem dele uma escolha popular entre profissionais e amantes do trabalho com madeira. 

E na hora de adquirir seu stain, conheça o Osmocolor Stain da Montana.

Esse é um produto bastante versátil, que pode ser aplicado em ambiente externo ou interno em estruturas de madeira em geral (aplainadas, lixadas ou rústicas).

Protege o substrato contra a ação dos raios UV e dos fungos causadores de manchas e bolores, repele a água que pode causar o empenamento da madeira e realça os veios e desenhos naturais do material, alterando ou realçando sua tonalidade.

A Montana é especialista no tratamento, proteção, preservação e acabamento de madeira. Consulte nosso catálogo e descubra o que é stain de alta qualidade! 

Newsletter

Clique no botão para se cadastrar em nossa Newsletter e receba nossas novidades.

Cadastre-se
tintas

Montana Química © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Sites: exceler