Verniz ou stain? Dicas para escolher o produto ideal

27 Feb 2020

Indicar o produto ideal para a proteção da madeira é essencial para otimizar o serviço e satisfazer clientes.

O profissional da pintura se depara constantemente, no dia a dia de trabalho, com uma grande responsabilidade nas mãos: indicar ao cliente o melhor produto para determinado serviço. E uma das dúvidas mais comuns quando o assunto é: “usar verniz ou stain no meu acabamento?”

Vamos começar com a principal diferença entre os dois. O verniz é um produto que promove uma alta formação de película. Isso significa que ele preenche os veios da madeira, proporcionando uma superfície lisa e brilhante.

O stain, por sua vez, tem baixa formação de película. Ele penetra nos veios da madeira, mantendo toda a textura e a beleza natural da superfície. Veja na imagem a diferença em relação à formação de película.

Na hora de escolher um verniz de qualidade, o profissional de pintura deve levar em consideração a boa elasticidade do filme, a boa transparência, se tem filtro solar, se oferece aspecto acetinado ou brilhante e se é fácil de aplicar.

Para o stain preservativo, as características mais importantes são hidrorrepelência, ótima penetração na madeira, proteção fungicida, permitir fácil renovação (sem lixamento severo), aspecto acetinado e, por fim, que seu desgaste por erosão seja homogêneo.

É importante, também, observar se o produto escolhido é o indicado para a área que receberá a aplicação. Por exemplo, para ambientes externos, é necessário usar produtos com filtro solar. Os rótulos devem ser bem claros em relação a esses aspectos.

Outra dica na hora de escolher um protetor de madeira de qualidade é certificar-se de que a fabricante faz parte do programa PSQ (Programa Setorial de Qualidade) – Tintas Imobiliárias, da Abrafati (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas), ferramenta que, com base em normas técnicas, analisa frequente e sistematicamente a performance das tintas imobiliárias, sendo referência para o Governo Federal e consumidores. É possível consultar empresas e produtos com essa certificação de qualidade no seguinte link: http://www.tintadequalidade.com.br/.

 

Rafael Ferreira,

Gerente Comercial da Montana Química Ltda.

blog comments powered by Disqus