O Lojista Rei

28 Oct 2019

Quem nunca assistiu às grandes histórias da Walt Disney Pictures, com roteiros repletos de mensagens e lições? Uma dessas produções é “O Rei Leão”, onde o sábio rei Mufasa repassa ao seu filho, Simba, ensinamentos como: “Olhe, Simba, tudo isso que o Sol toca é o nosso reino... O tempo de um reinado se levanta e se põe como o Sol”.

A visão do lojista sobre seu ponto de venda deve ser o mesmo. Ele precisa estar atento a todos os pontos da loja, acompanhando de perto o dia a dia, se fazendo presente como um verdadeiro “rei”, colocando-se no papel de cada um, acompanhando a rotina e aprendendo com o outro lado.

Proteja o seu território. Blinde-o perante a concorrência. Mostre a força de sua loja por meio de ações e atitudes criativas e positivas. Assim como o Sol quando toca o solo, torne visível seus produtos com demonstrações e ações. Atitudes positivas trazem vida para a loja.

Eu não poderia deixar de comentar sobre Rafiki, o personagem do macaco em “O Rei Leão”, que traz a mensagem: “O passado pode doer, mas, dependendo da maneira como o vemos, você pode fugir dele ou aprender com ele”. Dessa forma, podemos construir um modelo mental baseado em aprendizado e superação com base na experiência.

Para evitar sofrer por algo intangível, é importante ter indicadores claros para nortear um movimento dentro do PDV. Esses indicadores ajudam a balizar e evitam julgamentos, tornando a avaliação do resultado muito mais clara e consistente.

Enfim, ser rei não é “dominar”, como vemos na visão deturpada de Scar, o vilão da história. Ser rei é saber “administrar de forma justa”, fazendo com que todos os envolvidos cresçam juntos (empresa, colaboradores, clientes, parceiros...). Nas palavras de Mufasa: “Enquanto os outros pensam no que podem ganhar, um verdadeiro rei pensa no que ele pode dar”.

 

Rafael Ferreira,

Gerente comercial da Montana Química Ltda.

blog comments powered by Disqus