Líder em preservação de madeiras no Brasil, Montana Química abre sua segunda filial internacional no Uruguai

26 Nov 2019

Jovem multinacional brasileira dá sequência ao projeto de internacionalização que objetiva triplicar o faturamento até 2025; empresa também amplia participação no mercado interno com tintas spray.

A Montana Química, multinacional brasileira com mais de 65 anos de tradição no tratamento, proteção e preservação de madeira, iniciou em setembro a operação de uma filial no Uruguai. O novo passo faz parte do projeto de internacionalização da empresa, que tem como objetivo triplicar o seu faturamento até 2025, expandindo sua atuação em países da América do Sul e da África.

A Montana Química tem a madeira como core business e está entre os principais players no segmento de tratamento industrial. “Já temos exportações recorrentes em diversos países na América Latina e Central. Abrimos nossa primeira filial internacional em Medellín, na Colômbia, em 2017, e agora damos mais este passo em Montevidéu, no Uruguai, com o propósito firme de consolidar nossa marca na região”, afirma Elaine Guedes, diretora comercial da Montana. A empresa tem sede em São Paulo e uma filial em Porto Alegre (Rio Grande do Sul).

A escolha do Uruguai levou em consideração vários fatores, explica Elaine. “O mercado de preservação de madeiras no Uruguai é bem desenvolvido, em parte porque os uruguaios já têm uma forte cultura de valorização da madeira, situação muito parecida ao Sul do Brasil, região onde temos o nosso melhor desempenho e market share”, diz a diretora comercial.

A solidez da economia uruguaia, cada vez mais independente em relação ao Brasil e à Argentina, também foi um fator importante na escolha da Montana Química. A decisão da empresa levou em conta, ainda, questões como análise cambial (50% das matérias-primas da Montana são importadas) e rigidez das legislações locais (os produtos preservativos de madeira são regidos por leis específicas). “A proximidade entre os dois países e o perfil empresarial dos uruguaios, com empresas bem estruturas e sérias, também foram decisivos em nossa escolha”, lembra Elaine.

Estratégia

A operação da nova filial começou com a linha de preservação de alto desempenho para a madeira – o primeiro produto comercializado é o MOQ K33, CCB (Borato de Cobre Cromatado) de ação fungicida e inseticida usado no tratamento industrial da madeira. O segundo passo será oferecer ao mercado uruguaio produtos da linha de varejo da empresa.

“No nosso planejamento estratégico, estamos em fase de mapeamento de vários outros países da América do Sul e da África. Na África, já fizemos prospecções na Nigéria e na Angola. Em todos os casos, ainda vamos decidir se teremos operação própria ou se vamos trabalhar com distribuidores, ou até em forma de parceria”, afirma Elaine.

Para viabilizar o projeto de internacionalização, a empresa criou em 2017 a sua marca internacional, a Monsa

Tintas spray

A Montana Química passou, em julho, a ser a distribuidora brasileira oficial no varejo da MTN Montana Colors, referência mundial em tintas spray. O intuito da multinacional brasileira, de qualidade amplamente reconhecida pela indústria e por profissionais do setor, é ampliar seu mix de produtos entre os consumidores finais.

Com a parceria, a Montana Química amplia seu mix de produtos entre os consumidores finais para agregar ao seu faturamento de varejo mais de 10% de receita líquida até 2025, dando sequência a um passo estratégico crucial na expansão de negócios e no fortalecimento de marca.

A Montana Química deve atingir, inicialmente, um nicho de mercado de aproximadamente 4 milhões de tubos ao ano – especificamente no segmento de tintas superpremium, que oferecem vasto leque de cores e cobertura perfeita do acabamento.

“A parceria foi costurada com base em uma série de coincidências que não reside apenas em nossos nomes”, afirma Elaine Guedes, diretora comercial da Montana Química. “Ambas as empresas trabalham com produtos inovadores, têm alto grau de percepção de qualidade pelo consumidor final e são especialistas em seus segmentos.”

A parceria prevê, inicialmente, a distribuição das seguintes linhas e opções: MTN 94 (tinta acrílica sintética fosca / 60 cores), Hardcore (tinta acrílica sintética brilhante / 42 cores), PRO (categoria profissional / 7 cores), além de 5 tipos de Caps (que são os bicos usados nos sprays). As empresas esperam atingir público-alvo variado: artistas profissionais (como grafiteiros e artistas plásticos), profissionais da construção civil (como pintores e arquitetos) e consumidores em geral.

blog comments powered by Disqus