Como combater as incertezas da vida pessoal e profissional em tempos de pandemia?

11 May 2020

Como é um momento em que empreendedores e trabalhadores estão focando bastante em na saúde física e em finanças, muitas vezes podem acabar não tendo tempo de lidar com questionamentos como este: como combater incertezas.

A Montana Química contou com a ajuda da psicóloga Camila Barddal para levantar algumas dicas sobre esse tema. Veja a seguir:

O perigo da autossabotagem

Para fugirmos da frustração, uma das artimanhas que aplicamos sem perceber é a autossabotagem. Como assim? Pensamentos como “não vale a pena", "este ano vai ser em branco”, “não daria certo agora”, “não sei como começar”... Eles vêm à tona facilmente quando vivemos um período de crise como este.

Com isso, podemos chegar à perigosa conclusão de que "já que vai dar errado, por que começar?", sabotando todas as nossas iniciativas. 

Todos no mesmo barco

Em um cenário como este, no qual o mundo todo está lutando contra o coronavírus, você pode ter certeza de que não está sozinho. E uma grande parte das atividades profissionais e econômicas estão tendo de se reinventar. A outra parte está precisando, no mínimo, se adaptar rapidamente.

Se se sentir só, peça ajuda. Fale com um colega do setor, dialogue com alguém que esteja na mesma situação que você ou desabafe com parentes.

Adote listas

A crise do Coronavírus instalou uma insegurança financeira e profissional muito grande. Nessa hora, vale a pena fazer uma lista. Lista de verdade mesmo, de papel e lápis – não caneta, pois você vai pensar e repensar muitos itens. Não se esqueça da borracha.

O que é que está ao meu alcance? Sobre o que tenho controle, e quais são as coisas que não dependem de mim para acontecer, ou deixar de acontecer?  Quais são as minhas expectativas, e como posso operar para que elas se transformem em realidade?

Vença pequenos desafios

Entender o que se espera é parte importante. Tanto no âmbito do trabalho – eu estou conseguindo manter as vendas e a equipe motivada? – quanto dentro de casa. Por isso, estabelecer pequenos objetivos diários pode ser importante nesse momento, pois trata-se de um exercício que cria um horizonte próximo e factível para o cotidiano.

Um exemplo: você não precisa se tornar o maior portal de vendas do Brasil em um mês. Mas começar um projeto de e-commerce e conversar com a equipe sobre essa movimentação é um primeiro passo razoável.

Repense os hábitos

Dentro de casa, talvez você esteja ansioso e se encontra paralisado frente às dúvidas que estão surgindo. Esta talvez seja a hora de reorganizar os pensamentos e refletir sobre a rotina. Ou a falta dela. Por isso, é hora de repensar alguns hábitos. O tempo de isolamento social pode ser a hora certa para readaptar sua dieta, por exemplo, aproveitando a oportunidade para passar a cozinhar e adquirir hábitos mais saudáveis.

Outra opção são as inúmeras aulas de meditação disponíveis online, muitas delas gratuitas. Atividades com os filhos, quando não havia tempo suficiente, podem ser um passatempo novo e inusitado.

É possível atravessar esse período nebuloso de maneira positiva, e quem sabe, chegar ao fim desse período mais confiante em si mesmo.

Se tiver dúvidas, entrem em contato com a gente!

blog comments powered by Disqus