Madeira resinosa: o que é e como garantir um acabamento perfeito

Madeira resinosa: o que é e como garantir um acabamento perfeito

Em projetos de arquitetura e decoração, a madeira resinosa é um dos modelos mais populares. No entanto, esse tipo de material apresenta algumas particularidades que podem comprometer o acabamento, afetando a durabilidade e a estética das peças.

Por esse motivo, é fundamental entender quais são os diferenciais dessa matéria-prima. Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas dicas importantes para você que deseja saber como garantir um acabamento perfeito na madeira resinosa.

O que é madeira resinosa e quais as suas características

Antes de qualquer coisa, é necessário entender o que é madeira resinosa e quais as suas características. Basicamente, a madeira resinosa produz um tipo de resina que costuma ser transferida do interior da madeira para sua superfície, principalmente durante o lixamento.

O grande problema quando se fala em madeira resinosa é que a resina produzida é capaz de manchar e comprometer o acabamento. Sendo assim, essas superfícies demandam um tratamento específico antes da aplicação de verniz ou stain, por exemplo.

Agora você deve estar se perguntando: afinal, quais são as madeiras resinosas? De modo geral, as espécies mais conhecidas de madeiras que produzem resina são:

  • pinus;
  • garapa;
  • ipê-tabaco; 
  • peroba;
  • itaúba;
  • cumaru.

Por esse motivo, quando se fala em cuidados com esse tipo de matéria-prima, automaticamente é importante pensar em como garantir um acabamento perfeito na madeira resinosa, amplamente utilizada em projetos de arquitetura e decoração.

Como garantir um acabamento perfeito na madeira resinosa? 

Para garantir um acabamento perfeito, a dica é utilizar um isolante para madeira resinosa, que é um fundo reparador com base solvente ou base água indicado para minimizar os efeitos causados pelos extrativos existentes nas madeiras resinosas, melhorando o acabamento.

Em resumo, o produto atua como um bloqueador, fazendo com que a resina fique presa no interior da madeira, o que melhora a secagem dos acabamentos. Além disso, evita aquela sensação de superfície pegajosa e o aparecimento de manchas.

Caso você ainda não esteja convencido sobre a importância do isolante para garantir um acabamento perfeito na madeira resinosa, separamos quais são as principais vantagens que a aplicação desse tipo de produto pode oferecer:

  • impedir o aparecimento de manchas;
  • realçar a tonalidade natural da madeira;
  • proporcionar acabamento nobre e acetinado;
  • evitar o descamamento e que a  superfície se desprenda em placas.

É importante lembrar que mesmo as madeiras resinosas de reuso, ou seja, aquelas que estão sendo reaproveitadas, devem ser submetidas a esse tipo de tratamento para garantir um acabamento perfeito, livre de manchas.

Conheça o isolante para madeira resinosa da Montana

Se você está em busca de um produto de confiança para melhorar o acabamento de superfícies de madeira, saiba que a Montana tem a solução: é o Isolante Isolare Preparador, indicado para melhorar a qualidade e a durabilidade do acabamento da madeira resinosa.

A Montana Química é referência quando se fala em proteção, preservação, tratamento e acabamento de superfícies de madeira. Para mais informações, entre em contato e saiba como adquirir o Isolante Isolare Preparador da Montana.

Newsletter

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Para isso, consulte nossas informações de contato em declaração legal.

tintas

Montana Química © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Sites: exceler