Madeira empenada: por que acontece e como recuperar?

Madeira empenada: por que acontece e como recuperar?

A madeira está presente em uma infinidade de projetos, sendo utilizada na fabricação de vigas, portas, janelas, decks, guarda-corpos, pisos, mesas, guarda-roupas, entre outros. Afinal, trata-se de uma matéria-prima resistente, versátil e durável. 

No entanto, condições climáticas adversas podem afetar não apenas a estética do substrato, mas, principalmente, a estrutura do material. Neste contexto, uma das preocupações é a madeira empenada: o que é, quais as causas e como reverter?

O que causa a madeira empenada?

A madeira empenou e agora? Quem trabalha ou possui algum móvel ou peça de madeira certamente já deve ter ouvido ou dito essa frase. O empenamento da madeira é uma condição bastante comum, influenciada pela umidade relativa do ar.

Isso porque a madeira é um material cujas estruturas aumentam (dilatam) ou diminuem (contraem) de tamanho em função da liberação e absorção de água, processo conhecido como higroscopia, que tem o objetivo de harmonizar a peça com o ambiente externo.

É possível identificar a madeira empenada quando ocorrem problemas com o acabamento e os pontos de encaixe das peças, por exemplo. Além disso, portas e janelas difíceis de fechar também podem indicar o empenamento da madeira.

O ar seco e frio, assim como altas temperaturas e baixa umidade do ar podem causar o ressecamento da madeira, dilatações e aumento de volume nas estruturas, resultando em rachaduras, trincas, desbotamentos, apodrecimento e problemas de encaixe.

O que fazer para desempenar madeira?

Embora a madeira empenada seja um problema frequente e até esperado, a boa notícia é que muitas vezes é possível revertê-lo sem que haja necessidade de trocar a peça ou estrutura afetada pela umidade do ar e mudanças climáticas.

Caso o empenamento não tenha sido muito grande, uma porta ou janela que não fecha direito pode ser solucionada através do desgaste da superfície, feito com lixa ou lima para remover o excesso de madeira no ponto em que a estrutura não fecha direito.

Trincas superficiais e pequenas rachaduras, por exemplo, podem ser recuperadas através do lixamento da superfície e da aplicação de massa para madeira, um produto que corrige, retoca e nivela a madeira recuperando, inclusive, sua tonalidade natural.

Como evitar o empenamento da madeira?

Quando o assunto é madeira empenada, a melhor alternativa é garantir a proteção da superfície para evitar que o substrato reaja de maneira prejudicial às mudanças climáticas. Para que isso seja possível, é recomendada a aplicação de produtos como stain ou verniz.

Stain 

O stain age por impregnação: ao ser absorvido pela superfície, penetra nas fibras da madeira e mantêm a textura e a beleza natural do substrato, ao mesmo tempo em que é fungicida e possui propriedades hidrorrepelentes, reduzindo o empenamento da madeira.

Verniz

Já o verniz, por sua vez, permanece do lado de fora da superfície e cria uma barreira protetora contra intempéries naturais, tais como exposição à chuva e luz solar direta, que também contribuem para deixar a madeira úmida e suscetível ao empenamento.

Em resumo, é inegável que o clima influencia no comportamento das estruturas e superfícies de madeira, causando dilatações, encolhimentos e contrações. Apesar disso, esse problema pode ser não apenas revertido, mas também evitado.

Previna o empenamento da madeira com os produtos Montana

Na Montana você encontra as melhores opções em vernizes e stains para garantir a preservação das superfícies e estruturas de madeira, evitando a degradação e o empenamento causados pelo clima. Entre em contato e saiba como adquirir.

Newsletter

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Para isso, consulte nossas informações de contato em declaração legal.

tintas

Montana Química © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Sites: exceler