Notícias

Envernize seu Piso de Madeira

A madeira é altamente resistente e durável. Por esse motivo, é utilizada como matéria-prima na fabricação de diversos produtos, inclusive pisos. No entanto, com o passar dos anos acaba ficando desgastada caso não sejam adotadas algumas medidas de proteção.

A boa notícia é que sim, é possível recuperar o piso de madeira e deixá-lo novinho em folha. Para que isso seja possível, a melhor alternativa é a aplicação de verniz, uma substância que confere proteção e realça o aspecto natural da superfície.

O que é e para que serve o verniz?

O verniz é um produto utilizado para proteger substratos. Ao contrário do stain, a substância permanece do lado de fora da superfície, formando uma barreira protetora. Por esse motivo, protege a madeira contra intempéries naturais, como exposição à chuva e ao sol.

Além disso, a aplicação do verniz realça o aspecto natural da madeira, pois forma uma película de filme resinosa e quase transparente que aumenta sua durabilidade. Os principais benefícios observados nesse tipo de produto são:

  • baixo odor durante e após a aplicação;
  • secagem rápida e fácil aplicação;
  • manutenção do aspecto natural da superfície;
  • acabamentos diferenciados (fosco, acetinado, brilhante).

Sendo assim, o verniz para piso de madeira a base de água, desenvolvido com resina poliuretana que oferece resistência a riscos e abrasão, de acabamento incolor, brilhante, acetinado e fosco é indicado para uso interno em assoalhos de madeira.

Passo a passo para envernizar piso de madeira

O piso de madeira é um revestimento que demanda cuidados, tanto na aplicação quanto na manutenção. No caso da manutenção e recuperação da superfície, a aplicação de um verniz para piso pode ser uma excelente alternativa, desde que seja realizada corretamente.

Preparação da superfície

Antes de mais nada, o primeiro passo para envernizar o piso de madeira é preparar a superfície. Para que isso seja possível, é necessário limpá-la e deixá-la seca e livre de partículas soltas, sem mofo e contaminantes (óleo, ceras, graxa, entre outros).

No caso dos assoalhos novos, é preciso fazer a calafetação, corrigir as imperfeições com massa para madeira na tonalidade mais próxima, lixar e limpar o pó. Para aplicação de verniz em madeiras com revestimento, a camada anterior deve ser removida completamente.  

Aplicação do verniz

Em seguida, após a preparação da superfície, é possível iniciar a aplicação do verniz para piso de madeira. Para aplicar o verniz no piso de madeira em camadas uniformes, é recomendada a utilização de rolo de lã ou microfibra, pad ou pincel de cerdas macias.

O verniz deve ser homogeneizado antes de aplicação. Caso seja utilizado como monocomponente, já está pronto para uso. Mas, como bicomponente deve ser combinado com um catalisador para verniz.

Envernize seu piso de madeira produtos Montana

Se você quer proteger, recuperar e realçar ainda mais as características do seu piso de madeira, conte com a Montana Química. Somos especialistas no tratamento, preservação, proteção e acabamento de superfícies de madeira.

Entre em contato e conheça nossa linha completa de vernizes para piso.

Recent Posts

Tingidores de madeira: conheça as melhores opções

A madeira é um material muito utilizado pela construção civil, arquitetura e decoração. Porém, para…

1 mês ago

7 dicas de como proteger a madeira da umidade

Proteger a madeira da umidade é essencial para garantir sua durabilidade e evitar danos como…

1 mês ago

Verniz ou stain? Conheça as principais diferenças entre estes dois produtos

Quando o assunto é dar acabamento e proteger a madeira em projetos de construção, marcenaria…

1 mês ago

Produtos Montana: escolha a melhor opção para sua casa

Nossa casa é mais do que apenas um lugar para morar.  É onde criamos memórias…

2 meses ago

Como tirar as bolhas do deck? Saiba tudo

Não é raro encontrar decks de madeira com bolhas, um problema que, além da estética,…

2 meses ago

5 dicas acabar com o mofo na madeira

Se você já notou manchas escuras de mofo em superfícies de madeira, saiba que não…

2 meses ago