É possível recuperar madeira envelhecida?

É possível recuperar madeira envelhecida?

A madeira é uma matéria-prima reconhecida por sua versatilidade, resistência e durabilidade. Apesar disso, muitas vezes o substrato fica exposto a diversos fatores que podem prejudicar a qualidade e a aparência das peças com o passar dos anos.

Em muitos casos, a madeira envelhecida dá um charme a mais para o ambiente. No entanto, muitas pessoas buscam alternativas para restaurar o aspecto natural da superfície e recuperar a aparência da madeira velha. Mas, você sabe como fazer isso?

Dicas para reformar e recuperar madeira envelhecida

A madeira é utilizada na fabricação de móveis para ambientes internos e externos, além de estruturas como janelas, portões, entre outras. A falta de cuidados e o passar dos anos podem desgastar a madeira, desbotando sua coloração e causando trincas e rachaduras. 

Por esse motivo, se você tem um móvel ou peça mais antiga em casa, certamente já deve ter se perguntado se é possível e como recuperar madeira envelhecida e renovar a decoração. E a resposta é sim, é possível recuperar a madeira velha seguindo algumas dicas.

Remova acabamentos anteriores

Para recuperar a madeira envelhecida, primeiramente é necessário remover completamente os acabamentos anteriores (esmalte, stain, verniz, entre outros). Produtos como o Striptizi Gel, por exemplo, facilitam a remoção de acabamentos problemáticos.

Lixe a madeira no sentido dos veios

As madeiras envelhecidas, sem nenhum tipo de pintura ou acabamento, devem ser lixadas no sentido dos veios, até que retomem a tonalidade e a textura naturais. Não se esqueça de iniciar o lixamento com a lixa mais grossa e ir passando para as lixas mais finas.

Limpe totalmente o pó da superfície

Durante o lixamento ocorre a formação de um pó, resultante do desgaste da superfície. Sendo assim, não se esqueça de limpar a superfície, pois a presença de pó e outros tipos de resíduos pode prejudicar a qualidade do acabamento. 

Aplique massa para madeira

A massa para madeira é indicada para nivelar e corrigir trincas, rachaduras e outras imperfeições superficiais na madeira envelhecida. Caso o seu objetivo seja apenas restaurar, escolha uma coloração próxima à tonalidade natural da superfície.

Conclua aplicando o acabamento de preferência

A última etapa, caso não tenha optado por finalizar apenas com a massa na tonalidade mais próxima da madeira, é a aplicação do acabamento através de pintura ou verniz tingidor, por exemplo, que será muito mais fácil e eficiente após as etapas anteriores.

Com os produtos certos e um pouco de planejamento, recuperar madeira envelhecida não é apenas possível, mas a melhor estratégia para renovar a aparência de móveis, peças de decoração e outras estruturas fabricadas com madeira.

Conheça os produtos Montana e recupere superfícies de madeira envelhecida 

A Montana Química está há mais de 60 anos no mercado oferecendo qualidade e eficiência em produtos para tratamento, proteção, acabamento e preservação de superfícies de madeira. Conheça nosso catálogo e entre em contato para saber como adquirir.

Newsletter

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Para isso, consulte nossas informações de contato em declaração legal.

tintas

Montana Química © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Sites: exceler