Cupim na madeira? Saiba como proteger a superfície

Cupim na madeira? Saiba como proteger a superfície

O cupim na madeira é um dos problemas mais comuns em locais que utilizam essa matéria-prima na confecção de móveis, como mesas e guarda-roupas, por exemplo, e estruturas como portas, janelas, vigas, entre tantas outras.

Presentes em ambientes rurais e urbanos, os cupins afetam a aparência estética das peças e também podem afetar a segurança das construções. Por esse motivo, adotar medidas que possam evitar a proliferação desses insetos é fundamental.

O que causa cupim na madeira e quais os riscos?

As colônias de cupins são divididas em castas: a rainha e o rei têm a função de acasalar e colocar ovos; os reprodutores com asas deixam o ninho e formam novas colônias; os operários são responsáveis pela alimentação e os soldados defendem os ninhos.

Sabendo disso, você certamente deve estar se perguntando o que causa cupim na madeira e quais os riscos que esses insetos podem trazer. Basicamente, é possível dizer que os cupins se alimentam de celulose e possuem um apetite voraz.

As infestações de cupins podem ocorrer em qualquer ambiente que haja abundância desse material. Os cupins de madeira seca e os cupins subterrâneos podem causar prejuízos materiais e financeiros e colocar em risco a integridade física da população.

Cupim de madeira seca

O cupim de madeira seca prefere madeiras com pouca umidade. Sendo assim, costuma infestar paredes, forros, assoalhos e móveis de madeira. Em geral, movimentam-se sempre dentro das galerias e apenas são percebidos quando o estrago já é grande.

Cupim subterrâneo

Já o cupim subterrâneo precisa de umidade para sobreviver, fazendo com que a espécie faça sua colônia no solo ou perto dele. Esta espécie constrói galerias de acesso em fundações, paredes e outros materiais de madeira ou alvenaria e sai em busca de alimento.

Inseticida para madeira: como funciona e vantagens

A aplicação de inseticida é uma excelente alternativa para prevenir cupim na madeira. O produto possui ação cupinicida e formicida e pode ser utilizado tanto em ambiente interno quanto externo em construções, forros, estruturas de telhados, móveis e esquadrias.

Hoje em dia, existem muitas opções de inseticida para madeira. Desse modo, é importante observar se o produto possui ação hidrorrepelente e se age de forma dupla, promovendo não apenas a prevenção, mas também o combate aos cupins.

O Pentox Super Dupla Ação, por exemplo, é um cupinicida preventivo e combativo indicado para proteger substratos de madeira contra o ataque de brocas e cupins. É possível dizer que as principais vantagens desse produto são:

  • baixa toxicidade;
  • alta fixação na superfície;
  • não altera a cor natural da madeira;
  • aceita a aplicação de acabamentos.

É um produto extremamente seguro e eficiente para promover a proteção das peças e estruturas de madeira contra a degradação causada por insetos comedores de celulose, como é o caso das brocas e cupins.

Cupim na madeira? Conte com a Montana

Os produtos Montana garantem a melhor proteção contra o ataque de brocas e cupins em superfícies de madeira. Para mais informações sobre Pentox Super Dupla Ação, entre em contato com a nossa equipe e saiba onde adquirir.

Newsletter

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Para isso, consulte nossas informações de contato em declaração legal.

tintas

Montana Química © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Sites: exceler