Cuidados para evitar que a madeira apodreça

Cuidados para evitar que a madeira apodreça

A madeira é um material resistente e durável, amplamente utilizado em projetos da construção civil, especialmente na fabricação de estruturas (portas, janelas, telhados, vigas, entre outras) e projetos de movelaria (fabricação de móveis).

No entanto, fatores ambientais e a falta de cuidado podem diminuir a vida útil da matéria-prima e fazer com que a madeira apodreça. Desse modo, é fundamental adotar algumas medidas de segurança que possam evitar essa situação desagradável.

Madeira podre: o que causa e como identificar?

A madeira é um material orgânico e, por esse motivo, existem diferentes organismos que se alimentam dessa matéria-prima, causando a deterioração das estruturas. Da mesma forma, diferentes condições ambientais contribuem para essa degradação.

Sendo assim, embora os principais aspectos que contribuem para que a madeira apodreça sejam o contato com a água e umidade e a ação de fungos apodrecedores, outros fatores podem influenciar na depredação das peças de madeira:

  • espécie;
  • umidade;
  • temperatura;
  • teor de oxigênio;
  • condições ambientais;
  • presença de insetos ou micro-organismos.

Os fungos apodrecedores (podridão branca, podridão parda, podridão mole), por exemplo, liberam enzimas que decompõem as paredes celulares do substrato, causando alterações físicas e químicas e diminuindo a resistência mecânica da matéria-prima.

A podridão branca deixa a superfície esbranquiçada e pode causar delimitações com linhas escuras. Já a podridão parda deixa uma coloração parda mais escura e, ao ser friccionada, transforma-se em um pó fino. Por fim, a podridão mole deixa a madeira amolecida.

Dicas para evitar que a madeira apodreça

O apodrecimento é uma condição que afeta profundamente a estética das peças de madeira. Mas, além disso, quando o problema afeta telhados, vigas e outras estruturas de sustentação, pode representar um grave risco para a integridade física das pessoas.

A presença de umidade e altas temperaturas formam o cenário ideal para a proliferação de fungos, principalmente em ambientes externos. Por esse motivo, é importante proteger móveis e estruturas para evitar que a madeira apodreça. Mas, como fazer isso?

Hoje em dia, existem diferentes tipos de produtos fabricados especialmente para proteger superfícies de madeira contra a ação dos fungos apodrecedores. É o caso, por exemplo, dos vernizes, stains e produtos com propriedades fungicidas e inseticidas.

Após a aplicação, o verniz para madeira cria uma barreira que protege a superfície contra as intempéries naturais, sendo essencial para evitar a exposição à chuva e umidade. Ao mesmo tempo, o produto realça o bom aspecto natural do material.

Já o Osmocolor é um exemplo de stain preservativo com acabamento acetinado e ação hidrorrepelente que, além de realçar os veios, desenhos e tonalidade natural da madeira, protege a superfície contra os raios ultravioleta e contra a ação de fungos.

Evita que a madeira apodreça com os produtos Montana

A Montana tem o compromisso de promover a proteção, a preservação, o tratamento e o acabamento das superfícies de madeira. Se você busca uma alternativa para evitar que a madeira apodreça, entre em contato e conheça nosso catálogo.

Newsletter

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Para isso, consulte nossas informações de contato em declaração legal.

tintas

Montana Química © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Sites: exceler