Cuidados na hora de pintar a madeira

Cuidados na hora de pintar a madeira

A madeira tem sido utilizada pela construção civil, na fabricação de móveis e em peças de decoração desde os tempos mais remotos. Seja para renovar, dar uma repaginada nas peças ou simplesmente protegê-las, o uso de tintas como acabamento é muito frequente. 

Mas, quais são os cuidados na hora de pintar a madeira que devem ser seguidos para garantir um acabamento de qualidade? Afinal, a tinta é utilizada para melhorar a aparência do substrato, assim como para criar uma camada protetora na superfície. 

Se você está pensando em renovar móveis e peças de madeira, não se preocupe. A equipe da Montana separou algumas dicas que vão te ajudar na hora de colocar seu projeto em prática. Acompanhe.

Como pintar a madeira? Confira dicas práticas

Lascas de tinta, manchas, bolhas… esses são apenas alguns dos sinais de um acabamento de baixa qualidade. Por esse motivo, tomar alguns cuidados na hora de pintar a madeira é imprescindível para deixar a superfície bonita e realmente segura. 

Pintar superfícies de madeira é simples. De modo geral, para ter um bom acabamento é importante remover acabamentos anteriores, preparar a superfície antes da pintura, investir em uma tinta adequada para esse tipo de substrato e protegê-lo após a pintura. 

Remova acabamentos anteriores

Cuidados na hora de pintar a madeira1

Antes de começar a pintura, não se esqueça de remover os acabamentos anteriores. Resíduos de tinta, verniz e stain, por exemplo, podem ser removidos com o auxílio de um gel removedor de acabamentos antigos e problemáticos. 

Prepare a madeira antes da pintura

Notou que a superfície apresenta trincas, rachaduras e desníveis? Nesse caso, a saída é aplicar uma camada de massa para madeira antes da pintura. Isso porque a massa para madeira é um produto indicado para corrigir, retocar e nivelar a superfície.

Utilize um fundo preparador para madeira resinosa

No caso das madeiras resinosas, que soltam óleos e extrativos que dificultam a secagem do acabamento e podem causar manchas, o ideal é preparar a superfície previamente através da aplicação de um isolante para madeira

Escolha com atenção a tinta adequada

Basicamente, existem três tipos de tintas utilizados para superfícies de madeira: látex, acrílica e laca nitrocelulose. A primeira é ideal para peças de artesanato, a segunda para móveis localizados em áreas com umidade e a terceira apresenta uma fixação mais rápida.

Proteja a superfície com verniz ou stain

Para proteger a superfície de madeira após a pintura, a aplicação de vernizes e stains preservativos, por exemplo, é ideal para evitar o desgaste natural do substrato, assim como a ação dos raios ultravioleta, da umidade e dos insetos xilófagos (cupins e brocas).

Com os produtos certos é possível deixar a superfície de madeira preparada para receber a pintura e garantir um excelente acabamento para móveis, estruturas e peças de decoração.

Pintura em madeira? Conte com a Montana

O catálogo da Montana traz uma variedade de produtos indicados para preparar superfícies de madeira e garantir que os projetos de pintura tenham um acabamento de excelência. Para mais informações, acesse nosso site e saiba como obter nossos produtos.

Newsletter

Clique no botão para se cadastrar em nossa Newsletter e receba nossas novidades.

Cadastre-se
tintas

Montana Química © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Sites: exceler