Conheça os tipos de laca para madeira e saiba qual escolher para seu projeto

Conheça os tipos de laca para madeira e saiba qual escolher para seu projeto

A madeira é um material amplamente utilizado e popular para várias aplicações. Isso se deve a muitos fatores, mas principalmente porque pode ser um material extremamente forte e durável. Para tanto, contudo, alguns cuidados são necessários, incluindo um bom acabamento para garantir a proteção e o resultado desejado. E, felizmente, existem alguns produtos bastante úteis no mercado, como diferentes tipos de laca para madeira.

 

Quais são os tipos de laca para madeira?

Antes de entender quais são os tipos de laca para madeira, é importante saber exatamente o que é esse produto. Bom, a laca é praticamente um verniz natural, sendo utilizado há muitos anos. Assim como outros acabamentos, consegue proteger a madeira, o que deixa a superfície onde for aplicado mais resistente.

Dito isso, vale ressaltar que existem diversos tipos de laca para madeira, que podem ter um acabamento brilhante ou fosco. Eles possuem características e composições diferentes e, portanto, são adequados para utilizações específicas. Contudo, todos conferem uma proteção maior e uma qualidade extra à madeira, mesmo que com acabamentos distintos. Os principais são:

 

Laca de Base Nitro

A laca de base nitro é um acabamento pigmentado de alta performance, que pode ser fosco, acetinado ou brilhante. Isso significa que tem um elevado poder de pigmentação e cobertura que se caracteriza pelo seu rápido tempo de secagem e pela durabilidade. 

É especialmente formulada para proporcionar uma ótima qualidade às superfícies de madeira, conferindo excelente brilho e nivelamento. Além disso, por ser mais poroso que outros acabamentos, permite que a madeira “respire”.

 

Laca de Base Poliuretânica

Já a laca de base poliuretânica oferece um acabamento premium, que confere requinte e sofisticação ao mobiliário. Ela é versátil e pode resultar em uma superfície fosca, acetinada ou brilhante. E, o melhor, não amarela e nem desbota se por acaso tomar sol.

Possui mais tecnologia em sua composição, com uso de pigmentos isentos de metais pesados nocivos à saúde, e se caracteriza por sua grande resistência a impactos, riscos e produtos de limpeza.

Laca de Base Poliuretanica

Como escolher o tipo de laca mais adequado para o seu projeto?

Tanto a de base nitro quanto a de base poliuretânica são tipos de laca para madeira que possuem extrema versatilidade de uso. Contudo, são indicados para diferentes aplicações.

Por exemplo, a laca de base nitro pode ser aplicada em acabamentos de móveis, peças de artesanato, decoração, molduras, portas e batentes internos, forros, entre outros. Ou seja, é recomendada principalmente para mobília, peças e objetos que não estejam sujeitos a temperaturas relativamente altas ou ao uso excessivo.

Já a laca de base poliuretânica é indicada para painéis MDF, MDP, compensados ou madeira maciça, independentemente se a superfície for plana ou usinada. É ideal, inclusive, para móveis e objetos que sejam submetidos à alta exposição, tais como tampos de mesa, cozinhas, divisórias, armários e móveis de escritório. Além disso, também pode ser usado no revestimento de portas e batentes de ambientes internos. 

 

Conte com a Montana!

A laca de base nitro e poliuretânica estão disponíveis em uma ampla variedade de cores e são formuladas dentro dos padrões de qualidade. Por isso, agora que você já conhece os tipos de laca para madeira, encontre a loja mais próxima de você e saiba onde comprar os produtos Montana!

Newsletter

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Para isso, consulte nossas informações de contato em declaração legal.

tintas

Montana Química © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Sites: exceler