Conheça as vantagens do stain

Conheça as vantagens do stain

A madeira é um material altamente resistente e versátil, que tem sido amplamente utilizado pela construção civil e na construção de móveis. Por esse motivo, a busca por produtos indicados para protegê-la e preservá-la é constante.

Um desses produtos é o stain, classificado como um tipo de acabamento que confere proteção e preserva as características naturais da madeira. Mas, você sabe o que é e quais são as vantagens desse acabamento?

 

O que é e para que serve o stain

Antes de qualquer coisa, é importante esclarecer o que é e para que serve o stain. O stain é um acabamento acetinado que protege e realça os veios e desenhos naturais da madeira e tem a capacidade de alterar ou intensificar sua tonalidade natural.

Em resumo, a aplicação de stain é indicada para ressaltar a tonalidade natural da madeira, repelir água (hidrorrepelente), combater a formação de fungos, pois apresenta propriedades fungicidas, e proteger a superfície da exposição solar.

 

Qual a diferença entre verniz e stain?

O verniz e o stain tem um aspecto em comum: ambos são utilizados com o objetivo de dar acabamento para superfícies de madeira. No entanto, existem algumas importantes diferenças entre esses dois produtos e é fundamental esclarecê-las.

A principal característica do verniz, que pode ser fosco, acetinado e brilhante, é o fato de permanecer na superfície da madeira, criando uma barreira protetora (película de de filme resinoso) contra exposição à chuva e raios solares. 

Por sua vez, o stain é totalmente absorvido pela madeira e não cria uma película protetora como acontece com o verniz. No entanto, ao penetrar nas fibras da madeira esse produto mantém a textura natural e faz o selamento da peça.

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre as diferenças entre verniz e stain, chegou a hora de saber quais vantagens o uso do stain pode oferecer.

 

Quais as vantagens de utilizar stain?

A utilização do stain em superfícies de madeira é muito importante para garantir a proteção da peça e melhorar seu acabamento. De modo geral, essa substância oferece:

  • acabamento acetinado;
  • proteção e realce dos veios e desenhos naturais da madeira;
  • alta penetração nas fibras e acompanhamento dos movimentos naturais da madeira;
  • ausência de formação de películas rígidas, como acontece em acabamentos convencionais, que se deterioram rapidamente;
  • propriedades fungicidas e presença de resinas e pigmentos que protegem contra raios UV e fungos;
  • ação hidrorrepelente que reduz o empenamento da madeira;

 

Além disso, o stain é um produto de fácil aplicação, pois não demanda o lixamento prévio da superfície de madeira. Apesar disso, é importante destacar que acabamentos anteriores devem ser totalmente removidos.

Desse modo, na hora de escolher um stain de qualidade, alguns aspectos devem ser considerados, sendo eles a propriedade de hidrorrepelência, a capacidade de penetração na madeira, a presença de ativos fungicidas e a facilidade de remoção.

 

Stain para madeira é na Montana

O Osmocolor Stain da Montana é um produto bastante versátil, que pode ser aplicado em ambiente externo ou interno em estruturas de madeira em geral (aplainadas, lixadas ou rústicas), como portas, janelas, portões, beirais, forros, estruturas de telhado, gazebos, varandas, pérgulas, móveis rústicos e de jardim, cercas, guarda-corpos, entre outros.

A Montana é especialista no tratamento, proteção, preservação e acabamento de madeira. Consulte nosso catálogo e saiba onde adquirir stain de alta qualidade!

Newsletter

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Para isso, consulte nossas informações de contato em declaração legal.

tintas

Montana Química © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Sites: exceler