Como proteger superfícies porosas contra infiltrações

Como proteger superfícies porosas contra infiltrações

A infiltração é um dos problemas mais frequentes na construção civil e afeta, principalmente, as superfícies porosas que ficam expostas e em contato direto com a água da chuva, como tijolos, concretos, pedras, telhados, entre outros. 

Desse modo, é preciso proteger superfícies porosas contra infiltrações, pois esse tipo de problema pode trazer graves riscos e prejuízos para a estrutura. Mas, afinal: o que fazer para evitar os efeitos indesejados da passagem de água para o interior das superfícies?

Infiltração: o que é e quais os riscos

Antes de falar sobre como proteger superfícies porosas contra infiltrações, é importante esclarecer o que é infiltração e quais os riscos desse processo. Resumidamente, a infiltração consiste na passagem da água que penetra e atinge o interior de uma superfície.

Geralmente, a infiltração começa a se manifestar com problemas estéticos, tais como pequenas manchas, mofo e formação de bolhas. No entanto, as infiltrações podem causar problemas mais graves, prejudicando a segurança das edificações.

Nesses casos, uma alternativa para evitar que a água chegue até o interior das superfícies porosas é a utilização de produtos com propriedades hidrorrepelentes, como é o caso dos hidrofugantes.

Como o hidrofugante protege superfícies porosas contra infiltrações?

A utilização do hidrofugante, também conhecido como hidrorrepelente, serve para repelir a água da chuva que recai sobre as superfícies porosas, como concreto aparente, tijolo à vista, telha cerâmica e pedras naturais, causando infiltrações.

De modo geral, os hidrofugante são recomendados para proteger superfícies porosas contra infiltrações porque oferecem inúmeros benefícios:

  • ação hidrorrepelente;
  • efeito easy clean;
  • resistência à radiação ultravioleta;
  • excelente capacidade de penetração;
  • evitam formação de película;
  • permitem a passagem de vapor;
  • auxiliam na prevenção de eflorescência e limo;
  • mantém inalterada a aparência natural do substrato.

Os hidrofugantes contém micro partículas que reagem e aderem ao substrato por meio de ligações químicas. Em seguida, ocorre uma polimerização em cadeia das moléculas, que contribui para a durabilidade do efeito sem alterar o aspecto natural da superfície.

Qual a diferença entre hidrofugante e impermeabilizante

Na hora de proteger superfícies porosas contra infiltrações, uma dúvida comum é a diferença entre hidrofugante e impermeabilizante. Por esse motivo, é importante entender a diferença entre esses produtos, considerando a ação e o efeito desejados.

Basicamente, os hidrofugantes (ou hidrorrepelentes) são produtos que repelem totalmente a água de uma superfície. Sendo assim, ainda que o líquido seja jogado diretamente sobre a superfície, ela continuará seca.

Por sua vez, embora o impermeabilizante, que é uma resina acrílica, também promova a proteção do substrato, impedindo que a água penetre na superfície, o líquido continua no substrato, deixando-o molhado.

Em resumo, a escolha entre hidrofugante e impermeabilizante vai depender do nível de proteção e do tipo de efeito desejado. Por exemplo, para quem deseja proteger a superfície sem alterar seu aspecto natural, o hidrofugante é o mais indicado.

Proteja superfícies porosas com a Montana

A Montana Química apresenta o Koromix Hidrofugante, produto a base de água que protege superfícies porosas contra as consequências da infiltração causada pela água da chuva. Acesse nosso site e saiba onde encontrar.

Newsletter

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Para isso, consulte nossas informações de contato em declaração legal.

tintas

Montana Química © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Sites: exceler