Como o clima influencia a aparência e a qualidade da madeira?

Como o clima influencia a aparência e a qualidade da madeira?

Você sabia que o clima tem influência direta na forma como a madeira se comporta em móveis e outras estruturas? Isso acontece porque a madeira tem a capacidade de absorver e liberar umidade, de acordo com o tempo mais quente ou mais frio.

Em alguns casos, o processo de dilatação e encolhimento do material é revertido naturalmente. Mas, em casos mais extremos pode danificar o acabamento e interferir na funcionalidade da estrutura, influenciando a aparência e a qualidade da madeira.

Calor, umidade e frio em excesso danificam a madeira

Nos segmentos que utilizam a madeira como principal matéria-prima, é muito comum ouvir a frase “a madeira empenou”. No entanto, você sabe o que é madeira empenada e qual a relação desse processo com a aparência e a qualidade da madeira?

De modo geral, o empenamento da madeira acontece como resultado das constantes variações de umidade e temperatura, que causam encolhimentos e dilatações nas superfícies e afetam o acabamento e os pontos de encaixe das peças.

O inverno, por exemplo, é uma estação delicada e a combinação entre ar seco, frio e uso de aquecedores de ambiente, por exemplo, faz com que madeira utilizada na fabricação de móveis e outras estruturas “trabalhe” mais, causando o ressecamento do material.

Já no verão, quando ocorrem altas temperaturas e baixa umidade do ar, a madeira pode inchar, aumentando consideravelmente de volume. Nesses casos, rachaduras, trincas, desbotamentos, problemas de encaixe e o apodrecimento da madeira são comuns.  

Stain ou verniz: como proteger as superfícies de madeira?

É fundamental proteger as superfícies de madeira para evitar que condições climáticas adversas e mudanças bruscas de temperatura deformem o substrato. Para que isso seja possível, a aplicação de stain ou verniz é uma boa saída.

O stain altera ou intensifica os tons e a cor natural da superfície. Além disso, mantém a textura natural da madeira e tem função hidrorrepelente e fungicida, o que reduz o empenamento e protege contra raios UV e o ataque de fungos.

Por sua vez, o verniz permanece do lado de fora da superfície, formando uma barreira protetora. Dessa forma, protege a madeira contra a exposição às intempéries naturais, chuva e luz solar direta, realçando o aspecto natural do substrato.

Seja com stain ou verniz, na hora de proteger a madeira e evitar empenamentos, dilatações e encolhimentos causados por influência do clima, lembre-se de buscar produtos que sejam de alta qualidade para garantir um excelente resultado.

Proteja a aparência e a qualidade da madeira com os produtos Montana

A Montana atua na proteção, preservação, tratamento e acabamento para madeira. As linhas Osmotol e Osmocolor de verniz e stain oferecem excelente acabamento e alta proteção para as superfícies de madeira. Entre em contato e saiba mais sobre os produtos.

Newsletter

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Para isso, consulte nossas informações de contato em declaração legal.

tintas

Montana Química © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Sites: exceler