Acabamento difícil de secar? Confira nossas dicas

Acabamento difícil de secar? Confira nossas dicas

A madeira possui características próprias, como resistência e durabilidade, sendo que os diversos tipos se diferenciam em relação à coloração e aos desenhos dos veios. Por essa razão, é amplamente utilizada na construção civil, arquitetura e decoração.

Para conferir proteção e beleza às superfícies, a aplicação de produtos como ceras, vernizes, stains, óleos, tintas, entre outros é bastante comum. No entanto, o que fazer com acabamento difícil de secar? É possível evitar esse problema? Confira.

 

Tipos de acabamentos para madeira e suas particularidades

Antes de falar sobre problemas com a secagem, é importante entender quais são os principais tipos de acabamentos para madeira e como eles atuam. De modo geral, os acabamentos mais utilizados são os vernizes e os stains ou impregnantes.

 

Stain

O stain (impregnante) penetra na madeira, deixando seus poros abertos. A aplicação do produto pode alterar, ou então, intensificar a coloração e a tonalidade natural do substrato, oferecendo proteção contra raios UV e fungos manchadores e emboladores.

 

Verniz

O verniz é um produto a base de óleos secativos e resinas sintéticas que cria uma camada transparente na superfície de madeira que tapa os poros do substrato, destaca seus veios e coloração natural e protege contra intempéries naturais, exposição ao sol e à chuva.

Embora sejam extremamente eficientes em seus objetivos, a aplicação de stain ou verniz pode gerar muitas dúvidas sobre acabamento difícil de secar. Neste aspecto, é fundamental seguir alguns passos antes da utilização desses produtos.

 

Como evitar problemas com acabamento difícil de secar

Acabamento difícil de secar

Basicamente, a demora na secagem dos acabamentos para madeira está relacionada a três causas: madeira com grau de umidade elevado, temperatura baixa no local de aplicação e aplicação excessiva, com intervalo menor do que o recomendado.

Sendo assim, o ideal é seguir atentamente todas as orientações de aplicação, considerando o tipo de acabamento utilizado. Mas, seguindo algumas dicas é possível assegurar a secagem completa e a qualidade do acabamento:

  • garanta que a madeira esteja crua, seca e isenta de outros acabamentos;
  • faça a correção de pequenas trincas e fissuras utilizando massa para madeira;
  • lixe a madeira para garantir a uniformidade da superfície antes do acabamento;
  • realize a aplicação prévia de isolante para madeiras resinosas.

As madeiras resinosas são madeiras que produzem um tipo de resina que costuma ser transferida do interior da madeira para sua superfície durante o lixamento, causando manchas e comprometendo o acabamento aplicado.

A boa notícia é que, hoje em dia, existem produtos fabricados especialmente para garantir a qualidade e a secagem dos acabamentos. É o caso, por exemplo, da Mazza para madeira, do removedor Striptizi Gel e do Isolare Isolante Preparador.

 

Acabamento difícil de secar? Conte com a Montana

Acabamento difícil de secar é coisa do passado. Com a Montana, referência em proteção, tratamento e preservação de superfícies de madeira, você encontra as melhores opções para garantir a qualidade e a secagem completa do seu acabamento.

Para mais informações, consulte nossa equipe e saiba como obter.

Newsletter

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Para isso, consulte nossas informações de contato em declaração legal.

tintas

Montana Química © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Sites: exceler