Filtro

Palavra chave

Categoria

Amaru

24 Sep 2016

É a peça-chave do inovador Sistema Construtivo Amaru Perfilado com propriedades físico-mecânicas específicas para a construção civil.

Amaru é madeira de eucalipto tratada com o preservativo Osmose K-33 CCA, uma matéria-prima muito especial. Foi desenvolvida a partir de uma variedade de eucalipto comprovadamente adequada à construção civil e, então,  clonada com exclusividade pela Plantar que há 44 anos pesquisa e desenvolve tecnologia florestal no País. Cada muda de eucalipto produzida tem o DNA da matriz, permitindo aquilo que tecnicamente se denomina reprodutibilidade e rastreabilidade de cada peça de  Amaru . O cliente poderá saber com segurança a origem e o DNA. 

Para novos desenvolvimentos a empresa mantém parcerias com universidades e institutos de pesquisas em diversos pontos do País, além da colaboração de pesquisadores independentes. “Os resultados são animadores, fazemos pesquisas buscando várias respostas e elas abrem novas perspectivas. Por isso a Plantar acredita e investe em pesquisa, gerando conhecimento técnico e científico em nossa área”, afirma Ricardo Moura, vice-presidente do Conselho do grupo Plantar e diretor da Plantar Empreendimentos e Produtos Florestais.

Segundo Moura, o Amaru está no topo de um ciclo de desenvolvimentos tecnológicos iniciado pelo grupo desde sua fundação. “O que se vê normalmente quando madeira de eucalipto é usada na construção, são adaptações da matéria-prima à obra. Amaru fez o caminho inverso, ou seja, foi desenvolvido para atender as especificações do mercado da construção. Aliamos pesquisa, qualidade genética e processo industrial para criar e garantir a primeira madeira de eucalipto brasileira para fins construtivos. Amaru tem estabilidade dimensional superior, baixa conicidade, que significa uniformidade no diâmetro do tronco, baixíssimos índices de fendilhamento e de rachaduras. No processo de tratamento industrial essa madeira tem alto poder de retenção do preservativo químico.”

Amaru Perfilado é um sistema construtivo com produto padronizado no comprimento e em diâmetros das peças com 11, 13 e 15 centímetros para as mais diversas finalidades na obra. O sistema permite ao construtor maior rapidez na execução de encaixes com excelente padrão de qualidade, além de facilidade no transporte e armazenamento das peças. O tratamento preservativo e o acabamento com  Osmocolor Stain asseguram durabilidade e beleza à obra.

A Plantar, que dispõe de 70 mil hectares de florestas plantadas na região Norte de Minas Gerais, procura diversificar atividades afins. “Plantamos florestas, por isso mantemos o foco em mercados que têm a ver com nossa atuação. Entramos no ramo do tratamento de madeira a partir da implementação do programa federal Luz para Todos, em meados de 2.000. Investimos num mercado crescente, com madeira de uma espécie plantada que ajuda a diminuir o impacto sobre florestas nativas”, destaca o vice-presidente.

Moura acredita que parceria correta é ingrediente vital para o sucesso nos negócios. “Do lado empresarial, mantemos uma parceria estratégica com a Montana Química. Primeiro, na questão do fornecimento de um produto de alta eficácia para tratamento industrial de madeira, o CCA, que garante sua total proteção contra insetos e fungos. Segundo, no quesito acabamento com proteção, proporcionando beleza e durabilidade. A tecnologia Montana é sinônimo de madeira bonita por muito mais tempo. Não dá para enxergar futuro da madeira na construção civil sem juntar esses dois componentes, proteção e acabamento”, avalia.

blog comments powered by Disqus