Geral

24 Sep 2016

1 - Qual a durabilidade?
 A durabilidade do Verniz Solare está direta e intrinsecamente ligada a diversos fatores que fogem do controle do fabricante, mas que devem ser observados por quem vai aplicar o produto. São eles:
- A madeira tem que estar seca, com teor de umidade preferencialmente abaixo de 20%.
- A madeira tem que estar isenta de sujeira, graxa, resíduos envelhecidos de Verniz e tinta ou ainda poeira do ambiente ou do lixamento.
- A espessura da camada de Verniz é definida pelo número de demãos. Recomenda-se 4 demãos do produto diluído ou 3 demãos do produto puro. Para máxima durabilidade e penetração na madeira, o ideal é aplicar a primeira demão diluída e 3 demãos subsequentes do produto puro.
- A aplicação com trincha deve ser a mais natural possível, permitindo que a camada de Verniz se alastre sobre a superfície de maneira homogênea. É muito importante repassar a trincha com suavidade para não diminuir a camada de Verniz, o que compromete o desempenho do produto e diminui o tempo de vida útil do acabamento.
- Fatores atmosféricos podem interferir no desempenho do produto. Não aplicá-lo com umidade relativa superior a 85%, em dias chuvosos ou com temperatura abaixo de 5°C. Em ambientes externos, evitar aplicar Solare sob neblina pela manhã ou em dias de ventania intensa. A corrente de ar muito intensa sobre o Verniz recém-aplicado influencia na secagem e alastramento, prejudicando o aspecto final do acabamento e sua durabilidade. Além disso, o vento pode impregnar de partículas a superfície do Verniz, podendo comprometer o acabamento e a durabilidade da película.
- Outro fator extremamente importante, e quase sempre esquecido, é a variabilidade das estações, ou seja, em um determinado ano, pode-se ter uma incidência de insolação mais intensa do que em outro e isso influencia a durabilidade do Verniz; principalmente se lembrarmos que a radiação ultravioleta é a principal responsável pela deterioração de películas de Vernizes ou tintas expostos ao intemperismo natural.
Se todos estes cuidados forem seguidos rigorosamente, pode-se prever que a manutenção do Solare, sobre uma superfície sob intensa exposição exterior, deverá ser executada no prazo de um ano e meio a dois anos.

2 - Verniz Solare, além de verniz, tem alguma função de proteção como fungicida, impermeabilizante etc?
 O Verniz Solare acetinado tem a vantagem adicional de ser hidrorepelente. O Verniz Brilhante não possui esta propriedade, pois os componentes hidrorepelentes têm tendência à diminuição do brilho do Verniz.

3 - Verniz Solare resiste a que tipo de intempéries?

 Solare pode ser aplicado em Ambiente Externos, sob Exposição Direta às Interperes e aos Raios Ultravioletas.

blog comments powered by Disqus