Aplicação

24 Sep 2016

1 - Para aplicação de Verniz Solare é necessário utilizar equipamentos de proteção?

 Sim, para o manuseio de qualquer produto que contenha solvente é recomendável, no mínimo, a utilização de luvas impermeáveis. Leia com atenção as instruções de uso do produto na embalagem, antes da aplicação.

2 - De que forma devo aplicar o Verniz Solare?

 Utilize trincha plana de cerdas macias. Ao aplicar o Verniz, evite carregar demasiadamente a trincha. Faça movimentos longos no sentido dos veios da madeira e repasse, se necessário, para uniformização do acabamento. O intervalo entre demãos deve ser de 12 horas. Evite aplicações sob luz solar direta ou com temperatura abaixo de 5°C. Não aplique em dias chuvosos ou com umidade relativa do ar elevada.
Para aplicação com pistola, dilua o produto conforme indicado e utilize pressão entre 30 e 35 lb/pol².

3 - Que tipo de trincha deve-se usar para obter o melhor acabamento com Verniz Solare?

Deve-se usar trincha de boa qualidade com cerdas macias (por exemplo Tigre 186).

4 - Solare pode ser aplicado com boneca?

 Sim, pode ser aplicado com boneca em ambientes internos e em móveis finos para obter um acabamento semitransparente e uniforme.

5 - Solare pode ser aplicado com pistola ou rolinho?

 Sim, esse tipo de aplicação deve ser executado com cuidado, pois, devido à presença do filtro solar poderá ocorrer manchamento se a pintura não for homogênea.

Em relação ao rolo, pode ser usado o de lã baixa, desde que haja um repasse com trincha seca com o Solare ainda úmido.

6 - Que cuidados devo ter na aplicação de verniz Solare sobre madeiras resinosas (como ipê tabaco/pau d´arco, ipê champagne/cumaru, grápia/garapeira ou pinus, área dos nós)?

 Sobre Madeira Resinosas, recomenda-se a aplicação prévia do Isolare.

7 - Posso aplicar o produto em madeira que já tenha verniz?

 Sim, dependendo do estado em que está a película de Verniz e da compatibilidade com o Solare.
Recomenda-se um teste de compatibilidade em uma pequena área da peça. De qualquer forma, deve ser feito um lixamento. Recomendamos lixa grão/grana 100. Se a deterioração do Verniz atingir um estágio mais avançado, com descascamento ou desplacamento da camada, é necessária remoção completa com Striptizi Gel ou, se for uma peça que possa ser lavada com água, indicamos o uso da Linha Deck. Se o Verniz estiver apenas esmaecido, fazer lixamento com lixa grão 100 e, na seqüência, com lixa grão 180. Após eliminar a poeira, aplique o Verniz de acordo com a orientação do rótulo.

8 - Verniz Solare pode ser aplicado sobre pisos de madeira?
 Para aplicação sobre pisos de madeira, recomenda-se o uso de Vernizes específicos para assoalho, apropriados para suportar atrito.

9 - Posso aplicar o verniz sobre Osmocolor Stain?
 Sim. Mais uma vez são válidas todas as observações anteriores sobre aplicação de Verniz em superfície que já tenha algum tipo de acabamento (Verniz, Stain). O lixamento prévio da superfície com uma lixa fina garante a adesão entre camadas. Os produtos são compatíveis entre si.

10 - Posso aplicar Verniz Solare sobre Pentox Super?
 Sim, é um procedimento recomendado e que garante mais durabilidade à madeira.

11 - Posso aplicar Solare sobre Isolare?
 Sim, principalmente se a aplicação for sobre Madeira Resinosas.

12 - Solare pode ser aplicado sobre seladoras ou óleo de linhaça?

 Solare pode ser aplicado sem restrições sobre seladoras para uso interno ou superfícies abrigadas. Não deverá ser aplicado sobre óleo de linhaça ou superfícies oleosas em geral. A superfície deve estar isenta de óleo para aplicação do Solare. Recomendação válida para qualquer Verniz.

blog comments powered by Disqus