Preparo da superfície

24 Sep 2016

1 - Como preparar a superfície para receber Osmocolor?
 Para obter um acabamento fino, utilize lixa (#280 a #320) sempre no sentido dos veios da madeira. Já para um acabamento rústico, escove e lixe a superfície serrada ou lavrada. Antes da aplicação, verifique se há vestígios de cera, óleos e outros detritos. Depois que a madeira estiver limpa, aplique Osmocolor em pinceladas longas e paralelas, sempre no sentido dos veios da madeira.
 No caso de Osmocolor Cores Sólidas também pode ser aplicado com rolo de lã baixa resistente a solventes. Na primeira demão, aplique sempre uma farta quantidade para garantir a penetração e o efeito residual fungicida. Após alguns minutos de cada demão, repasse a trincha mais seca para uniformizar o acabamento. Não carregue demasiadamente as demãos subsequentes. Tome o cuidado de não "esticar" demais a aplicação para garantir a maior eficiência de o filtro solar.

2 – Osmocolor Stain pode ser aplicado sobre seladoras ou óleo de linhaça?
 Não, porque irá impedir a penetração do Osmocolor. A superfície da madeira deve estar seca, limpa e crua antes da aplicação do produto.

3 - Que cuidados devem ser tomados na aplicação de Osmocolor sobre madeiras resinosas?

 Madeiras como ipê tabaco/pau d´arco, Ipê Champanhe/Cumaru, Itaúba, Grápia/garapeira e pinus (nós), possuem extrativos que podem causar manchas e/ou dificultar a secagem, comprometendo o aspecto e o desempenho final do acabamento. Nestes casos recomendamos o uso de Isolare, verniz isolante que inibe a ação destes extrativos e óleos em acabamentos. Isolare também é recomendado em conjunto com outros tipos de acabamentos como esmaltes e vernizes, inclusive Verniz Isolare Premium.

4 - Como remover superfícies cobertas por Osmocolor Stain?
 No caso de Osmocolor, normalmente, basta um lixamento seguido de limpeza e reaplicação do produto. Caso a pintura tenha atingido um nível muito adiantado de desgaste, o procedimento mais correto é removê-la. Neste caso, há duas boas opções: uso de Striptizi Gel para superfícies verticais e Novodeck e Clarideck, ideais para grandes extensões de madeira na horizontal.

blog comments powered by Disqus