Você sabe qual é a cor do ano? Entenda como ela é escolhida e como isso influencia a sua vida.

25 Mar 2019

Definição de tendência tem como base pesquisa detalhada sobre comportamento das pessoas e acontecimentos que influenciaram o mundo no ano anterior.

O que é que a cor Coral Vivo tem a ver com você? Muita coisa, mesmo que você não saiba. Essa é a cor do ano de 2019. Mas quem é que define isso? Com base em quais fatores? Como ela influencia o mundo da moda, da arquitetura, enfim, o nosso dia a dia?

O arquiteto Everton Sentinello, consultor da Montana Química, explica como essa engrenagem funciona. “Todo mundo já ouviu falar da empresa norte-americana Pantone. Muitos, no entanto, não sabem que é ela que está à frente do lançamento de tendência de cores no mundo todos os anos”, afirma o profissional.

O Pantone Color Institute escolhe, desde 2000, uma cor que deverá ser destaque/tendência do ano. “O que influenciou o mundo positivamente e negativamente? Quais as emoções culturais do ano? Quais os comportamentos humanos mais marcantes? É uma pesquisa detalhada, que identifica como o nosso cérebro percebe as cores e as transforma em sensações, o que é chamado de psicologia das cores”, explica Sentinello.

Com base nesse estudo, a Pantone lança, sempre em dezembro, a cor do ano seguinte, que seria um ponto de equilíbrio de todo esse caldeirão sociocultural. Em 2019, a cor do ano é a Coral Vivo. Segundo a empresa, ela é vibrante e suave: traduz a vida moderna, com a consolidação da tecnologia e das mídias sociais, ao mesmo tempo em que nos transmite a autenticidade e a intimidade humanas.

Do catálogo para o mundo

A partir da divulgação da cor e das paletas de cores do ano, empresas de todo o mundo começam a desenvolver produtos com tons baseados nessas tendências. “Profissionais de arquitetura e decoração, por exemplo, passam a utilizar essas tendências para projetos, sempre, é claro, fazendo um estudo do perfil dos clientes. Há muitos deles que gostam de seguir o que está na moda e é possível adaptar as paletas de acordo com vivências e gostos”, afirma Sentinello.

Essas paletas de cores começam a fazer parte da decoração de lojas, dos tons das roupas e de produções artísticas. E é aí que mesmo quem acha que não tem nada a ver com esse mundo acaba sendo influenciado. “A moda está em tudo. O lançamento de cores é uma forma de movimentar o mercado. E é inegável que todos somos influenciados pela moda e pelo mercado. É por isso que a tendência de cores transformou-se em algo muito importante neste nosso milênio”, conclui Sentinello (Instagram: @estudio_sentinello).

Faça a sua cor

A Montana Química oferece a clientes serviço personalizado e único para atender a cores solicitadas. Com as cartelas tintométricas do Montana Color System e dos sistemas internacionais de definição de cores RAL e NCS, a empresa é capaz de reunir mais de 3.000 cores, nas versões brilhante e fosca, disponibilizando mais de 40 mil formulações de texturas e tonalidades cadastradas.

Entre as tecnologias utilizadas está o Color Pin Colorímetro Portátil Montana, equipamento de aproximadamente 5 cm capaz de ler uma cor sobre uma superfície e identificar em poucos segundos o padrão exato ou a referência mais próxima de cor, transmitindo a informação de forma imediata à fabrica da Montana para a produção do volume escolhido pelo cliente.

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