Qual é a importância da visão estratégica dentro do departamento de TI?

13 Jun 2019

Do operacional ao estratégico: a evolução do Departamento de TI na Montana Química.

Com o aumento da competitividade e automatização dos processos e tarefas, cada vez mais empreendedores têm entendido a importância do papel da TI dentro das empresas. O que era operacional começou a ser enxergado como estratégico. O que era fadado à coluna de custos passou a ser corretamente calculado como investimento essencial.

Nos últimos anos, com a implantação de uma nova cultura organizacional na Montana Química, a empresa passou a adotar essa visão, ao entender o Departamento de TI como peça fundamental para atingir resultados positivos gerais.

A equipe passou a desenvolver projetos que oferecem ferramentas que colaboram para o crescimento da empresa. Ao investir pesado na automatização desses processos e ferramentas, utilizando o máximo da capacidade de seus sistemas, a Montana tem ganhado muito em produtividade.

Como exemplo podemos citar a implantação do WMS (Gerenciamento de Armazéns) na logística e almoxarifado, o que permitiu obter elevada confiabilidade e minimizar riscos, além de otimizar o espaço para armazenagem, melhorar a produtividade e controlar entrada e saída de mercadorias.

Outro exemplo é a implantação do Power BI, ferramenta que fornece serviço baseado na nuvem, tendo a função de unificar todos os dados de uma empresa, estejam em nuvem ou ambiente físico, através de uma interface simples o suficiente que possibilita ao próprio usuário criar seus relatórios e dashboards. Isso facilita a análise de dados da empresa para o nível Gerencial e Diretoria, podendo ser acessado de qualquer lugar, obtendo respostas praticamente on-line e facilitando a tomada de decisões.

As mudanças não param por aí. Podemos citar outras ações/ferramentas adotadas, como Geosales (Portal de Força de vendas), OTIF, Fluig, virtualização de servidores de TI, monitoramentos dos serviços de TI...

O Departamento de TI na Montana Química alcançou, atualmente, um patamar de extrema qualidade. Gerencia projetos, elabora estratégias e procedimentos, viabiliza processos, administra e disponibiliza serviços de infraestrutura e telecomunicações, dá suporte a usuários, coordena o trabalho das equipes, negocia com consultorias... Enfim, passamos a compreender cada vez mais a necessidade do negócio e dos clientes, identificando problemas e propondo soluções para atingir maior agilidade, aumento de produtividade, redução de custos, ganhos em lucratividade e melhoria nos processos.

Ricardo Rodrigues

Gerente de TI da Montana Química Ltda.

blog comments powered by Disqus