O processo de melhoria contínua: medir para melhorar!

26 Aug 2019

Atualmente, diante do cenário competitivo em que vivemos, o ato de “melhorar sempre” deixou de ser somente uma vantagem ou diferencial em relação ao mercado, mas passou a ser imprescindível para a sustentabilidade do negócio.

A melhoria contínua é um processo de gestão que tem como objetivo a obtenção de resultados cada vez melhores em relação aos seus produtos, processos ou serviços. De modo geral, tem como foco principal aumentar a eficiência e reduzir custos, agregar valor ao cliente e à empresa.

Um dos valores da Montana Química é a “Melhoria Contínua” tal a relevância que a empresa estabelece para o tema. Aqui, introduzimos vários programas relacionados a esse processo, como Kaizen, 5S, PDCA, Fluxo de Valor, Diagrama de Causa e Efeito, DMAIC, Gestão à Vista e outros específicos de cada área.

Estabelecemos times multifuncionais para identificação de oportunidades e trabalhamos no desenvolvimento e capacitação dos colaboradores. Estamos trabalhando continuamente no processo de comunicação para entendimento, engajamento e tomada de responsabilidade por parte de todos os colaboradores.

Podemos citar como resultados positivos alcançados, o aumento do nível de engajamento, melhoria no índice de performance de qualidade, aumento da produtividade e redução do custo da não qualidade.

Para ser efetivo, esse processo precisa levar em consideração os seguintes princípios fundamentais: precisa ser um processo que envolva toda a organização; ter total apoio da alta direção; ser parte da cultura da empresa; e trazer benefícios claros para o cliente e a empresa.

A verdade universal em melhoria contínua é “só melhoramos aquilo que conseguimos medir”. É preciso definir métricas claras, efetuar as medições e acompanhamento das melhorias. Uma vez definido o plano estratégico, devemos seguir com o desdobramento para nível tático e metas operacionais.

O estabelecimento de metas SMART (Específica, Mensurável, Atingível, Relevante, Prazo) alinhadas com todo o plano estratégico facilita a visão de onde estamos e onde queremos chegar, que é fundamental para o sucesso em melhoria contínua.

Há inúmeras técnicas para se chegar a esse objetivo. Cada organização optará por aplicar a que melhor se encaixe em seu plano estratégico e situação em questão. E uma vez comprovado o sucesso da implantação devemos seguir com a padronização, e como é um processo contínuo, este será novamente desafiado, e novas melhorias serão implementadas para que seja novamente aprimorado.

Ricardo Heitor Rossin

Gerente de Produção da Montana Química Ltda.

blog comments powered by Disqus