Marketing de produtos: quais são os segredos?

23 Jul 2019

Cada produto ou embalagem tem uma função e uma personalidade que definem a sua estratégia no mercado, como seu posicionamento a partir do público-alvo e canal de vendas.

Cada produto ou embalagem tem uma função e uma personalidade que definem a sua estratégia no mercado, como seu posicionamento a partir do público-alvo e canal de vendas. Portanto, entender o perfil do comprador é indispensável para o sucesso de sua venda. Este entendimento do cliente ao mercado garante um produto e/ou uma oferta alinhados com as demandas, assim como uma equipe preparada para atrair e reter os clientes.

E é ai que entra o Marketing de Produtos. Sua meta é encontrar os consumidores certos para um determinado produto e criar uma maneira de vendê-lo que seja interessante para estes consumidores. Ou seja, conectar produtos e pessoas. Para isso, o envio da mensagem correta potencializa o plano de ação do mix de produtos.

Mas para alcançar a meta é fundamental ter uma estratégia eficiente. Para isso, o importante é seguir alguns passos que irão gerar as táticas necessárias para o sucesso.

Em primeiro lugar, defina o público-alvo. Algumas ferramentas podem auxiliar, como estudos através de arquétipos, e mesmo a definição de personas para melhor entender seu público e o que precisa oferecer a eles. Dadas as variações nas preferências do público-alvo, segmentar é uma forma de dividir e estudar as necessidade e desejos semelhantes. Personas são personagens fictícios elaboradores para representar os diferentes tipos de pessoas/clientes dentro de personalidades, atitudes, comportamentos, gêneros para se aproximar do público-alvo, como ferramenta de segmentação.

Em seguida é preciso dar destaque aos atributos do produto e o porquê de comprá-los, quais as suas vantagens e quais os diferenciais. A partir daí partimos para a divulgação, que vai definir o que e como divulgá-lo, seja no PDV (Ponto de Venda) ou em mídias on e off line.

Nessa fase é preciso também preparar a equipe para o atendimento. Todos devem estar preparados no pré e pós-venda para tirar dúvidas e atender as solicitações dos clientes. E por fim desenvolver um monitoramento eficaz, pois os indicadores auxiliarão a entender o termômetro do mercado para possíveis ações corretivas.

Desenvolver um mix de produtos que atenda ao perfil de seu público é um sonho das empresas e possibilita uma abrangência maior de mercado, possibilitando a expansão da marca, a ampliação de possibilidades de conseguir novos clientes, adaptando-se e, consequentemente, tornando-se mais competitivo frente aos demais players.

Outro fator importante em ter um mix maior é reduzir a dependência de um só produto, diminuindo os riscos de uma possível queda nas vendas, por uma sazonalidade e/ou comportamento do mercado.

Independente das frentes a serem iniciadas, é importante entender o seu produto, seu mercado e, principalmente, seu público tomador de decisão para melhor calibrar suas ações frente a eles.

Assim, o Marketing de Produto é essencial quando um produto novo está sendo lançado no mercado. Também é crucial quando o produto já existe e vai ser introduzido em um novo mercado no qual os consumidores ainda não o conhecem. Ou ainda, para testar a recepção de um pequeno grupo de consumidores a um novo lançamento, antes de liberar o produto para o público em geral.

 

Michel Sentinelo

Gerente de Marketing da Montana Química Ltda.

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