Madeira é tendência e cria ambiente aconchegante na decoração de Natal

11 Dec 2018

Material oferece infinitas opções e dá característica acolhedora a ambientes; veja dicas para enfeitar a sua casa e surpreender convidados.

 

Você se cansou de usar, por anos e anos seguidos, as mesmas bolas de isopor na árvore de Natal ou os anjinhos de plástico nas prateleiras de casa? Então está na hora de trocar o material: a madeira é tendência na decoração para as festas de fim de ano, oferece infinitas possibilidades e transforma o ambiente em um local acolhedor e aconchegante.

Árvores de natal, presépios, luminárias, abajur, vasos, esculturas, candelabro, bolinhas personalizadas, pinheiros, enfeites de pendurar, nichos, quadros, espelhos, guirlandas, prateleiras, revestimentos... “A criatividade é o único limite”, afirma a designer de interiores Renata Soraia Santos, 32 anos, formada pela Universidade FIAM-FAAM, de São Paulo.

“A madeira é um material versátil, pois se adapta muito bem a qualquer estilo de ambiente”, afirma Renata. “É um material contemporâneo, e sua neutralidade traz elegância, aconchego e sofisticação.”

A designer lista dicas práticas para quem quer se aventurar no mundo da madeira na decoração de Natal:

Na árvore

Mesmo os enfeites mais tradicionais, as bolas, dão um ar mais elegante à árvore de Natal. Mesclar com outras formas de enfeites de madeira enriquece ainda mais a decoração: renas, estrelas, corações, gingerbreads (bonequinhos de gengibre) e candy canes (bengalinhas) são exemplos.

“A madeira, quando bem utilizada, acaba com aquele ar ‘cafona’ que outros materiais podem dar à decoração. Como a madeira era o material original utilizado nos enfeites quando a comemoração do Natal começou, centenas de anos atrás, também cria um sentimento de saudosismo nas pessoas presentes: é como se, naquele momento especial, voltássemos a um passado mais feliz e tranquilo”, afirma Renata.

Nas paredes

Usar as paredes na decoração de Natal é uma boa pedida para dar impressão de maior preenchimento de espaços. Aqui, ser ousado pode garantir uma ótima impressão dos convidados. Uma dica é apostar em formas criativas, como asas, fadas e até unicórnios, individualmente ou em trios. Outra dica, à disposição no mercado ou que pode ser feita em casa: usar gravetos de diferentes tamanhos, amarrados com cordões, com o formato triangular, lembrando uma árvore de Natal.

Na porta

“Guirlandas na porta dão as boas-vindas aos convidados e são a primeira impressão quando o assunto é decoração de Natal”, afirma Renata. A madeira também é uma opção versátil, neste caso. Há guirlandas mais baratas (como as guirlandas leves, com escrito “Feliz Natal”) e as mais elaboradas, que podem mesclar outros materiais. Enfeites de madeira também são muito utilizados nas guirlandas tradicionais.

Nas prateleiras

Para quem gosta de uma decoração mais tradicional, objetos de madeira são muito práticos: de anjos a papais-noéis, eles podem ser dispostos de inúmeras maneiras em prateleiras, nichos e até na mesa.

Para quem gosta de ousar, que tal usar um vaso e, em vez de colocar flores, usar pequenos galhos para pendurar enfeites? Você também pode colocar enfeites ao longo de um cordão e deixá-los pendurados de forma vertical ao longo de um móvel (use um “peso”, que também pode ser um enfeite, para segurar o cordão).

Já para quem não abre mão do presépio, a madeira se destaca porque garante beleza à cena do nascimento de Jesus. As opções são inúmeras, e vão dos tradicionais aos futuristas. Para quem é mais ousado, é possível fazer um presépio de madeira vertical, com personagens bidimensionais, pendurados na parede.

Proteção

Outro ponto positivo da madeira é que o material dura por décadas quando bem cuidado. “Para dar durabilidade, brilho, profundidade, resistência e elegância aos enfeites de Natal, a dica é usar verniz”, afirma Renata.

Conheça a linha de vernizes da Montana Química clicando aqui

Créditos da imagem: Freepik
blog comments powered by Disqus