Diferencial do pintor!

26 Aug 2019

Ir até a loja, selecionar alguns produtos para a obra e mostrar o orçamento para o cliente. Você já parou para pensar como essa atividade trivial do pintor profissional carrega consigo uma enorme responsabilidade? E esse compromisso é tão grande que não se restringe apenas ao cliente, mas também ao mercado de uma forma geral e até ao meio ambiente.

Muitas vezes, o consumidor acaba direcionando sua compra pensando apenas no preço dos produtos. E sabemos que, ao optar por um preço baixo, muitas vezes pode perder em qualidade - o que, a longo prazo, transforma-se em prejuízo. É um dos deveres do profissional informar o cliente sobre os produtos disponíveis no mercado e o custo-benefício de cada um, ainda que a decisão inicial seja mantida.

Quando o tema é madeira, um fator extra entra em jogo: a responsabilidade ambiental. O profissional pode explicar, por exemplo, a importância de usar madeira de reflorestamento na obra, o que contribui para a sustentabilidade de projetos; a consequente importância em se proteger essa madeira, dando mais vida útil a ela; as características e resultados de um produto base água e de um base solvente; as diferenças entre stain, verniz e lasur, entre outros.

Oferecer ao cliente as informações necessárias para que a escolha dele seja tomada com consciência ainda é um diferencial na profissão de pintor. Daí a necessidade cada vez maior de um esforço do lojista, da indústria e das associações em oferecer ao pintor profissional o máximo de informações possíveis para que a sua escolha também seja a mais adequada possível para determinada obra.

Com o conhecimento em mãos, o pintor é capaz não só de oferecer conteúdo de qualidade ao seu cliente, como também decidir de forma mais fácil nos momentos em que a dinâmica da obra não permite uma conversa detalhada com o contratante – ou seja, quando a decisão de compra recai exclusivamente ao profissional.

Se você, pintor profissional, tem interesse em saber mais sobre o assunto, consulte as lojas parceiras e as indústrias de tintas para participar de treinamentos.

 

Rafael Ferreira,

Gerente comercial da Montana Química Ltda.

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