Como impulsionar suas vendas no início do ano

22 Feb 2019

Pesquisas comprovam que pessoas costumam mudar ambientes de casa nos primeiros meses do ano; lojistas podem usar isso a seu favor

A mudança de ano é, tradicionalmente, uma ótima oportunidade para lojistas da área de construção/decoração impulsionarem suas vendas. Parte dos consumidores busca tendências e guarda dinheiro para aproveitar os benefícios oferecidos nesta época.

Neste 2019, um fator extra pode ajudar nessa empreitada: com o início de um novo governo, há um grau elevado de otimismo da população na melhoria da economia, positividade que sempre é refletida no aumento do consumo.

Mas quem quiser aproveitar os bons ventos, não adianta ficar parado. Aliás, se você é lojista e ainda não começou a tomar iniciativas para impulsionar suas vendas, saiba que já está atrasado.

A primeira dica é treinar funcionários, temporários ou não. Uma equipe afiada, treinada em conjunto com a indústria e ciente das particularidades de cada produto é essencial para refletir a imagem de profissionalismo da sua empresa e aumentar o tíquete médio de sua loja.

Pense, também, no perfil dos seus clientes neste momento. Boa parte deles guardou dinheiro (inclusive do décimo-terceiro) para comprar. E sabemos que, hoje em dia, o consumidor está extremamente criterioso em como utilizar seu dinheiro suado.

Pesquisas comprovam que mudanças de ano incentivam as pessoas a renovar os ambientes em que vivem. É o momento em que, por exemplo, decidem alterar a cor da parede dos quartos, mudar a decoração da sala ou até reformar a casa.

É, portanto, o momento ideal para apostar também em uma renovação em sua loja, sempre levando em conta que o cliente vai procurar tendências e tem a expectativa de encontrar preços baixos. Por isso é essencial oferecer mercadorias em promoções e saldões.

Não se esqueça, ainda, de que o cartão de visita de sua empresa é a vitrine. Uma estratégia que sempre funciona é oferecer ao cliente sugestões de ambientes – o que é possível fazer, também, dentro de sua loja.

O trabalho não para por aí. Investir no pós-venda (seja uma ligação ou uma mensagem no WhatsApp) e em redes sociais (divulgando promoções e informações) são ações constantes que não devem ser esquecidas.

E boas vendas em 2019!

Rafael Ferreira,

Gerente comercial da Montana Química S.A.

Artigo publicado no Jornal do Pintor Ed.633

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