Como a nova visão de Supply Chain melhorou os resultados na Montana Química

17 May 2019

De forma resumida, Supply Chain significa “cadeia de suprimentos” ou “cadeia logística”. É um conceito que abrange todo o processo logístico de determinado produto ou serviço, da matéria-prima (fabricação) até a entrega ao consumidor final. A Gestão da Cadeia de Suprimentos – Supply Chain Management – visa a uma logística que atenda a altos níveis de serviços com menor custo total, criando valor para os clientes e alcançando diferenciais competitivos.

O Departamento de Supply Chain da Montana Química é responsável, atualmente, por diversas atividades, como aquisição de matérias-primas nacionais e importadas, embalagens, materiais indiretos, MRO, produtos acabados e PCP (Planejamento e Controle da Produção).

O principal desafio a partir de 2018 foi criar uma nova estrutura, separando as atividades em táticas e estratégias, e designando os comparadores por segmento – primeiro entre matérias-primas diretas e indiretas, depois por linhas (solventes, pigmentos, cargas, embalagens, entre outros).

Também foi dada ainda mais importância a negociações com fornecedores e parceiros estratégicos, para melhor posicionamento competitivo e redução de custos. Nesta área, dedicamos um capítulo especial a commodities, considerando a cadeia específica de cada matéria-prima e índices internacionais. Com isso, as compras Spot (esporádicas e sem vínculo, que, entre outros pontos negativos, sobrecarregam o time de suprimentos) deixam o cenário da Montana gradativamente.

Contamos com o apoio de TI para automatizações e de ferramentas de gestão para o acompanhamento de atividades e mensuração de resultados – tais como Six Sigma, Kaizen, Lean Manufacturing, PDCA e S&OP.

Internamente, a aliança entre Suprimentos e PCP integra ainda melhor o planejamento de estoques e demandas, permitindo um atendimento aos clientes internos e externos com excelência. Com o estoque saudável, a logística se integra ao contexto, e o planejamento de entregas internas e externas flui mais eficientemente.

Atenta às rápidas e intensas mudanças de tecnologia e conceitos atuais, a Montana Química ainda vive esse processo de transformação e evolução de seu Departamento de Supply Chain, que é a conexão de todos os elos da empresa. Com isso, tem colhido melhores resultados, comprando bem e com qualidade, com entrega e serviço personalizado.Patricia De LuccaSupply Chain Manager da Montana Química Ltda.

Patricia De Lucca

Supply Chain Manager da Montana Química Ltda.

blog comments powered by Disqus