Assessoramento de pintura é diferencial nas lojas de tintas!

24 Sep 2019

Neste artigo gostaria de falar deste tema, que considero figurar entre os mais valiosos no varejo de tintas e que tem feito real diferença para lojistas em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo. Você sabe o que é assessoramento de pintura?

Vamos começar com um exemplo: imagine dois consumidores chegando a um grande centro de autosserviço. Ambos querem pintar um imóvel. Um deles quer mudar a cor da sala de sua casa e tem filhos pequenos. O outro quer pintar um apartamento para voltar a alugar após a saída do inquilino.

Se esses consumidores entrarem em um centro de autosserviço, é possível que saiam com o mesmo galão de tinta. Você, lojista, indicaria o mesmo produto para os dois clientes? É óbvio que não. Para o primeiro consumidor, uma boa opção seria indicar uma tinta lavável. Para o segundo, uma tinta mais básica, com custo menor.

É aí que entra o assessoramento de pintura. A loja de tintas que vende não apenas produtos, mas um serviço de assessoria, conquista um grande diferencial no mercado. Esse serviço é a apresentação, de forma clara, técnica, especializada e personalizada de soluções para os consumidores.

Para oferecer essa assessoria, a loja precisa ter colaboradores treinados em dois aspectos principais. Primeiro, conhecimento técnico nos produtos. Segundo, qualificação de atendimento ao cliente. É realmente transformar aquele funcionário em um especialista em atendimento.

É importante lembrar, também, que a loja de tintas é especializada. Ela terá um mix de produtos muito mais completo em extensão e profundidade de linhas, e poderá ofertar tanto ao profissional quanto ao consumidor final as melhores soluções de pintura.

Com um assessoramento de pintura bem feito, o “fator preço” deixa de ser o único foco da venda, o que é benéfico para todos os envolvidos. O cliente, seja o profissional de pintura quanto o consumidor final, passa a levar em consideração aspectos como qualidade, durabilidade, indicação de substrato e facilidade de aplicação na hora da decisão. Isso se reverterá em alta satisfação, atributo essencial para a conquista permanente de clientes.

 

Rafael Ferreira,

Gerente comercial da Montana Química Ltda.

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