A primeira impressão é a que conquista

21 Jan 2019

O consumidor não entra em uma loja por mero acaso; conheça estratégias simples e eficazes para fisgar clientes na rua.

Estudos científicos têm cada vez mais comprovado ser verdadeiro um dos ditados populares mais conhecidos no mundo: “a primeira impressão é a que fica”. Isso se aplica não só no relacionamento entre pessoas, mas também na percepção de consumidores em relação a empresas.

Imagine a seguinte situação: de um lado da rua, uma loja com a calçada limpa, fachada colorida, um locutor com microfone chamando clientes e uma vitrine com produtos em promoção; do outro lado da rua, uma loja concorrente tem sujeira na frente, a vitrine pouco chamativa e aspecto vazio e escuro dentro.

Em qual delas você entraria? É possível dizer que a grande maioria das pessoas escolheria a primeira. Não é à toa, não é acaso. Há estratégias bem definidas para fazer o cliente olhar para a sua loja; depois, pisar nela; e, por fim, comprar.

Primeiro, é preciso manter a limpeza e a iluminação de sua fachada, que deve ter o nome de sua empresa, o número do endereço, o número do telefone e, se possível, o site. São informações que aquele cliente que não consegue visitar sua loja agora pode guardar para visitá-la depois.

Oferecer estacionamento é essencial hoje em dia. Se não é possível ter vaga própria, faça convênios com estacionamentos ao redor. Deixe isso claro na frente de sua loja para que os potenciais consumidores saibam que ali há lugar para eles e seus veículos.

A quantidade de placas e cartazes usados na fachada vai depender da região. Geralmente, um layout mais “limpo” surte mais efeito, pois excessos podem confundir os clientes, tirando a noção de prioridade de promoções. Em áreas centrais das cidades, porém, ter vários cartazes pode ser positivo para atrair mais a clientela.

Por fim, a vitrine ou a entrada da loja: seja chamativo, aproveite para fazer promoções e evite produtos pequenos (que podem ser furtados). Não exagere a ponto de impedir ou atrapalhar a entrada das pessoas. A partir daí, a equipe de colaboradores entra em ação para conquistar cada vez mais clientes!

 

Rafael Ferreira,

Gerente comercial da Montana Química Ltda.

blog comments powered by Disqus