Geral

24 Sep 2016

1 - O que é Stain?
 De acordo com a definição da Abrafati (Associação Brasileira de Fabricantes de Tintas), Stains são produtos impregnantes que devem penetrar na madeira, providos de filtro Solare para propiciar proteção à mesma ou contra radiação ultravioleta, além do efeito decorativo. Os Stains devem ser classificados em duas categorias:

 Stains Impregnantes e Preservativos: Stains que possuem ação fungicida comprovada por meio de ensaios específicos normatizados pela ABNT e que necessitam obrigatoriamente de registro no IBAMA para serem considerados como “preservativos” imunizando a madeira contra a ação de fungos. Deve constar em rótulos o registro no IBAMA e composição em teor de ingrediente ativo.
 Stains Impregnantes de Acabamento: Stains que podem ou não possuir fungicida, algicida e ou inseticida em sua composição, que podem possuir ação fungistática, não necessitando de registro no IBAMA. Essa categoria de Stain não será considerada “preservativo”, não podendo inclusive, o fabricante, veicular termos como “ação fungicida”, “preservativos impregnantes”, “protetor contra fungos e agentes biodeterioradores da madeira” e ou similares, tanto em rótulos, boletins técnicos, bem como na mídia.

 Concluindo, Stains que queiram ser classificados como “preservativos” deverão comprovar a eficácia da ação fungicida do produto e possuir o devido registro do mesmo no IBAMA.

2 - Osmocor é inseticida ou fungicida?

 Osmocolor possui propriedades fungicidas que protegem a superfície da madeira contra o ataque de fungos manchadores e emboloradores, além de ser hidrorepelente. Osmocolor possui registro no Ibama, órgão que classifica o produto como um preservativo de madeira. Para obter proteção extra contra insetos e outros organismos que se alimentam de madeira, pode-se aplicar uma base de Pentox Super Dupla Ação.

3 - Osmocolor é um verniz?
 Não, Osmocolor não é verniz e nem tinta. É classificado como um Stain, produto que tem por característica penetrar na madeira, formando uma película muito fina. Protege, dá cor e valoriza os tons da madeira.

4 - Quantas cores tem a linha Osmocolor?
 É produzido em 7 cores semitransparentes de madeiras nobres, 1 cor sólida, além do Castanho UV Ddek, Natural UV Gold, do Transparente e Incolor UV Glass.

5 - Osmocolor é impermeabilizante?
 Não, é hidrorepelente, ou seja, retarda a entrada de água na madeira e controla a saída.

6 - A durabilidade é diferente entre Osmocolor Semitransparente e Osmocolor Cores Sólidas?
 São praticamente iguais, com ligeira vantagem para a linha Cores Sólidas.

7 - Qual é a durabilidade do Osmocolor comparada aos outros acabamentos?
 Osmocolor dura muito mais que as tintas e vernizes porque penetra na madeira sem formar película rígida. Por isso, possui baixo índice de trincas ou formação de bolhas. Ele apenas esmaece, o que ocorre por erosão, camada por camada.
 Sua durabilidade depende da maior ou menor incidência direta do sol. Em ambientes externos com grande incidência de luz solar, (com exceção de decks, onde a manutenção deve ser realizada anualmente) a manutenção deverá ser executada a cada 2 ou 3 anos. Em ambientes internos ou locais com pouca incidência de luz solar, somente a partir de 5 anos, se for o caso.

8- Onde tem o Osmocolor Pátina?
 Não existe Osmocolor Pátina, mas pode-se preparar fáceis e bonitos acabamentos especiais como pátina, satiné ou decapê com Osmocolor nas versões sólidas e semitransparentes. Para pátina, utilize o branco como fundo e depois de seco, aplique a cor escolhida em pequena quantidade até obter o efeito desejado. Use a criatividade!

9 - Qual a diferença entre o Osmocolor Natural UV Gold, o Transparente e o Incolor?

 Osmocolor Natural UV Gold é um Stain de alta resistência em ambiente exterior, indicado para aplicação em superfícies que ficarão submetidas ao castigo intenso de intempéries e à exposição de luz solar. Em virtude de ter duplo filtro solar, o produto ocasiona discreta alteração na cor natural da madeira.
 O Osmocolor Transparente é um Stain indicado para ambientes com média exposição à intempérie e à luz. Apresenta maior transparência que o Osmocolor Natural UV Gold, causando menor alteração na cor original da madeira. Já o Osmocolor Incolor UV Glass, embora contenha duplo filtro solar, o que confere alta resistência e proteção, não altera a cor original da madeira já que seu filtro solar é especial para não alterar seu tom. O produto é indicado quando o objetivo maior é tentar preservar o aspecto natural da madeira.

10 - Se usar o Osmocolor Transparente como pré - Stain, quantas demãos devo usar?
 Apenas uma demão é suficiente. Esta situação é adequada quando a madeira está exposta às ações climáticas durante a obra e necessita de proteção prévia para não ocorrerem problemas de empenamentos e oxidação, frequentes em esquadrias e portas, e previne também contra manchas de cimento.

11 - Se usar o Osmocolor Transparente como pré - Stain, quantas demãos devo aplicar do Natural UV Gold, do Cores e do Cores Sólidas?

 3 demãos do Osmocolor Natural UV Gold, 2 demãos do Cores e 2 demãos do Cores Sólidas.

12 - Osmocolor Natural UV Gold ou Transparente se comparam à seladora?
 Não, eles podem ter funções idênticas as de uma seladora porque podem ser aplicados como fundo ou acabamento. Todavia, a seladora nunca é indicada para ambientes externos como acabamento.

13 - Se for aplicado Pentox antes, o número de demãos permanece o mesmo?
 Sim, o número de demãos permanece o mesmo.

14 - A aplicação do Osmocolor Natural UV Gold ou Transparente amarelam a madeira?
 Sim, o amarelamento causado pelo uso do Transparente é muito pequeno se comparado ao do Natural UV Gold. Manifesta-se em decorrência do filtro solar que faz parte da composição do produto e, dependendo da cor da madeira, amarela mais ou menos. Caso queira manter o tom original da madeira, sem alterar sua cor, a Montana recomenda o uso do Osmocolor Incolor UV Glass, que possui filtro solar especial que permite que o acabamento seja, ao mesmo tempo, transparente e sem cor.

15 - Devido ao brilho na aplicação, ele poderá manchar como o verniz?
 Não, os vernizes do mercado têm mais brilho que Osmocolor Natural UV Gold ou Transparente (brilho em torno de 25% - 35%). Quando efetuada a mistura de Osmocolor Natural UV Gold ou Transparente com produtos Semitransparente/Cores Sólidas, o brilho torna-se ainda menos intenso, em torno de 15% - 25%.

16 - Qual é o rendimento do Osmocolor Natural UV Gold, do Transparente e do Incolor UV Glass?
 O rendimento dos três é similar, ou seja, cerca de 20 metros quadrados por demão por galão. Não esqueça que na primeira demão o rendimento é menor, devido à absorção do produto pela madeira.

blog comments powered by Disqus