‘Tecnologia da Madeira’ em novo livro

20 Sep 2017

A Montana Química lança a primeira edição do livro ‘Tecnologia de Proteção da Madeira’ na ‘3ª Expo Madeira & Construção’, compartilhando com parceiros o conhecimento tecnológico no início das celebrações dos 65 anos da empresa.

Segundo dados das Nações Unidas, o Brasil detém a segunda maior área florestal do planeta, ocupando 500 milhões de hectares. Apesar do enorme potencial, o País produz 15 milhões de metros cúbicos de madeira serrada por ano, equivalentes a apenas 3,5% da produção mundial. Além disso, a subutilização da madeira na construção civil brasileira representa um manancial de desafios e, ao mesmo tempo, de oportunidades.

Daí a importância – e atualidade – que marcam o lançamento do livro ‘Tecnologia de Proteção da Madeira’. São seus autores o especialista Ennio Lepage, juntamente com Andreas G. de Salis e Elaine C. Rebechi Guedes, respectivamente, consultor, diretor superintendente e diretora comercial da Montana Química S.A. Esta edição será comercializada com parceiros empresariais, além de pesquisadores ligados ao tema que atuam em universidades e instituições de pesquisa. O lançamento acontece no dia 20 de setembro, durante a ‘3ª Expo Madeira & Construção’, realizada em Curitiba, na ‘SIM – Semana Internacional da Madeira’.

A obra apresenta a tecnologia de preservação de madeiras como resposta qualificada a diversos questionamentos, especialmente no caso das madeiras de reflorestamento. “Os pequenos impactos ambientais da madeira tratada são ultrapassados em larga escala pelos benefícios da extensão da vida útil em serviço, quando comparada com a madeira sem tratamento”, comenta Ennio. 

Com este lançamento, a Montana Química contribui para valorizar e disseminar boas práticas, tendo a madeira como elemento construtivo. “A Montana Química deu início à sua história em 1953, fundada inicialmente com o nome ‘Osmose Pentox do Brasil Preservação de Madeiras’. Hoje, com quase 65 anos de mercado e papel de grande importância na cadeia industrial-madeireira, consolidados como referência em tecnologia e inovação, podemos atuar com propriedade e garantia de qualidade em diversos segmentos em que a madeira é empregada”, avalia Andreas.

blog comments powered by Disqus