Perfuradores Marinhos

24 Sep 2016

O ambiente marinho é o mais agressivo em relação à utilização de madeiras, onde vários são os grupos de organismos que causam a biodeterioração com conseqüente destruição das estruturas construídas em madeira. São considerados perfuradores marinhos um grande número de organismos de diversos grupos tais como, algas, esponjas, crustáceos, moluscos e equinodermos. Todos estes representantes possuem habilidade para perfurar os mais variados tipos de materiais como conchas, rochas, recifes de corais, madeira e outros. A maioria deles penetra no substrato que estão perfurando para sua proteção.

O ataque destes organismos é frequentemente observado na faixa marinha costeira, onde geralmente são construídas estruturas em madeira. O ataque é muito intenso em regiões tropicais durante todo o ano e pode ocorrer desde o engaste no fundo, até a superfície da água. Porém, a área de maior incidência se dá na região entre marés.

Podem ser encontrados em águas salgadas ou salobras e são assim chamados devido à sua habilidade em perfurar a madeira. São poucas as madeiras que apresentam resistência natural a esses organismos.

Basicamente, podemos dividi-los em dois grupos baseado em seu modo de vida. Os organismos marinhos podem ser incrustantes ou perfuradores.

Organismos incrustantes

Estes organismos se fixam à superfície de um substrato durante os estágios iniciais de desenvolvimento, onde permanecem até o final de suas vidas. Entre as várias espécies de animais que incrustam em estruturas de madeira, as cracas são as que ocorrem com maior frequência.

Cracas

Este tipo de organismo apresenta carapaça fortemente calcificada e apesar de não causar desgaste à madeira, ocasiona grandes prejuízos quando aderidos a cascos de embarcações e causa maior consumo de combustível, assim como gastos adicionais de manutenção.

Organismos perfuradores

Os perfuradores marinhos propriamente ditos utilizam a madeira para obter proteção. Pertencem à subfamília Xylophagainae (molusco), às famílias Teredinidae (molusco), Limnoriidae (crustáceo) e Sphaeromatidae (crustáceo). São muito encontrados em estruturas de madeira submersa como estacas, pilastras, etc.

blog comments powered by Disqus