Construção

24 Sep 2016

Na construção, o uso de madeira roliça não é um conceito novo. Nossos ancestrais já a utilizavam para construir habitações. A mudança veio com a introdução de novas tecnologias, que permitem aproveitar espécies de menor diâmetro, obtidas de essências reflorestadas e de crescimento rápido em países como o Brasil. Alguns exemplos de utilização de madeira roliça na construção são as log homes e os projetos de paisagismo.

Log Home

Os termos log home (log house) e log cabin são praticamente sinônimos e tecnicamente têm o significado de uma casa típica feita de toras que não foram processadas em serraria convencional. O termo log home é mais moderno e usado com mais frequência pelos construtores desse tipo de casa, enquanto log cabin indica uma casa de toras menores, mais rústica, como as cabanas de caçadores nas florestas.

Um dos tipos mais comuns de log home é construído com um sistema de encaixe tipo macho-fêmea, que ajuda a manter a estanqueidade do sistema e evita a penetração de umidade e da água de chuva.

Paisagismo

Por dar um ar acolhedor ao ambiente, a madeira se transforma numa excelente escolha para o desenvolvimento de paisagismo. Do pátio às floreiras, a madeira oferece muitas possibilidades e uma grande variedade de estilos em composições como:

  • jardim vertical com estrutura de madeira adornada com trepadeiras, garantia de privacidade
  • jardim com portão de madeira, entrada acolhedora e recepção calorosa aos visitantes, decoração em estilo japonês, com uma composição de madeira e, paisagismo de pedras e rochas criando uma atmosfera de paz e harmonia
  • construção de assentos de madeira em volta de uma ou mais árvores adultas, podendo-se criar um jardim vertical feito de trepadeiras
  • gazebos de madeira em terrenos mais amplos para curtir a paisagem e momentos íntimos
blog comments powered by Disqus