Guia da Madeira

É importante valorizar e preservar recursos naturais como a madeira. Trata-se de um bem renovável, mas não inesgotável.

Para desenvolver a sustentabilidade ambiental é preciso incentivar o uso consciente da madeira, tanto a nativa quanto a de reflorestamento que tenha o certificado de procedência.

A madeira apresenta várias fases desde a colheita até a sua utilização final. A madeira acompanha, muitas vezes sem que se perceba, as diversas fases da nossa vida:

Para que sua utilização seja racional, feita de maneira econômica e sem desperdícios, é preciso conhecer as qualidades incomparáveis da madeira e, também, as suas limitações.

Qualidades

  • Ampla gama de cores e texturas capazes de atender aos gostos mais variados
  • Bom isolante térmico e acústico. Por isso é usada até na base brasileira no Pólo Sul, a Estação Antártica Comandante Ferraz
  • Boa resistência
  • Facilidade para trabalhar, pois não necessita de fôrmas para se chegar às dimensões e formas finais
  • Esteticamente acolhedora, pois cria ambiente agradável e harmonioso com a natureza

Limitações

  • Pela sua composição química, a madeira está sujeita à ação de agentes abióticos e bióticos. Abióticos são agentes como o sol, a umidade, o vento e a poluição atmosférica. Bióticos são fungos, insetos, brocas e perfuradores marinhos que quase sempre usam os polímeros da madeira como fonte de nutrição e, às vezes, como abrigo. A função prevista pela natureza para esses agentes é a de recicladores de nutrientes para o solo, dando início a um novo ciclo de produção. Ou seja, a própria natureza ensina que a floresta não é um santuário ecológico que ficou congelado. Ela passa por ciclos, como acontece com todos os seres vivos: infância, crescimento, clímax e senectude. Portanto, seus recursos não estão disponíveis para ficar intocados, mas para serem usados com sabedoria
  • Todos os materiais de construção apresentam vantagens e desvantagens, o que é natural num universo em que tudo tende ao desequilíbrio e à desordem, num fenômeno que a física moderna chama de entropia positiva. Mas é fato também que nenhum deles possui o leque de vantagens da madeira. É exatamente neste ponto que entra a Montana Química, com sua tecnologia, que permite desfrutar amplamente os usos da madeira.

Para saber mais sobre a madeira e os caminhos que ela percorre desde a colheita até se transformar em estruturas, móveis e outros objetos, navegue agora pelo Guia da Madeira.

Montana Química S.A.
Rua Ptolomeu, 674 | São Paulo - SP - CEP 04762-040 | Brasil
+55 11 3201 0200 - enviar e-mail
Montana / Ground15 - Todos os direitos reservados