Livros, Manuais e Cartilhas

Guia de Estruturas de AMARU

Guia de Estruturas de AMARU®

A Montana e a Plantar sentem-se horadas em orientar quanto aos cuidados que irão permitir que o bom desempenho das estruturas de AMARU® não sejam afetadas prematuramente. Apresenta um Guia contendo informações técnicas relacionadas aos produtos que fornecem. Os usuários recebem um exemplar do ‘Guia de Estruturas de AMARU®’. A leitura deste documento proporcionará maior conhecimento sobre madeira tratada, fornecerá subsídios para a conservação dos componentes de AMARU® com acabamento Osmocolor® da Montana que integram estruturas de forma geral, bem como direcionará alguns procedimentos básicos diante da ocorrência de eventuais vícios..

Abra o PDF e saiba mais!!!

 AMARU_GUIA DE ESTRUTURAS_Edicao-1.pdf (7,16 MB)

Manual para Montagem de Estruturas com Sistema Construtivo AMARU PERFILADO e Acabamento em Osmocolor

Manual para Montagem de Estruturas com Sistema Construtivo AMARU PERFILADO e Acabamento em Osmocolor

A Montana e a Plantar estão empenhadas num trabalho de treinamento para profissionais em rede nacional. Os cursos para arquitetos e engenheiros são ministrados por uma arquiteta, com duração de oito horas, que apresenta modelos de projetos residenciais e comerciais, além de demonstração prática da melhor maneira de conceber e representar graficamente uma estrutura de madeira. São feitos os detalhamentos de encaixes, das instalações hidráulicas e elétricas, mantas para telhados, interfaces com alvenaria, entre tantos outros itens. Os participantes recebem um exemplar do ‘Manual para Fabricação e Montagem de Estrutura de Amaru Perfilado com Acabamento em Osmocolor ’. A ideia é que este material vire uma nova referência técnica para engenheiros e arquitetos executarem seus projetos.

Abra o PDF e saiba mais!!!

 Manual para Fabr e Montagem de Estrut de Amaru Perfilado com Acabam em Osmocolor.pdf (5,06 MB)

Tabelas de Cálculo para  Utilização em Estruturas de Amaru Perfilado com acabamento em Osmocolor

Tabelas de Cálculo para Utilização em Estruturas de Amaru Perfilado com acabamento em Osmocolor

Trata-se de mais uma ferramenta destinada para carpinteiros e empreteiros que se interessarem em saber mais sobre a utilização das Estruturas de Amaru Perfilado com Acabamento em Osmocolor. A Montana e Plantar também fazem treinamentos sobre o assunto. Trata-se do “Curso de Capacitação de Mão-de-obra para Montagem de Estruturas de Madeira Roliça” utilizando Amaru e Osmocolor . No curso de três dias ministrado por um arquiteto e um carpinteiro experientes, são apresentados e executados vários tipos de estruturas em madeira usadas na construção civil como, por exemplo, tesouras, pilares simples, duplos e sanduíche, entre outros. Os participantes fazem aplicações de Osmocolor em três demãos e levam amostras do produto para treinar em casa. Além disso, recebem a tabela de cálculo que está no PDF abaixo, importante ferramenta para o desenvolvimento do trabalho ensinado no curso.

 Tabelas de Cálculo.pdf (19,41 MB)

Guia de Madeiras - Amata Brasil

Guia de Madeiras - Amata Brasil

A parceira da Montana, AMATA Brasil, criou um Guia de Madeiras com as espécies de madeiras, suas caracterísitcas, nomes populares, onde pode ser utilizadas, entre outros. É uma importante ferramenta de conhecimento. AMATA é uma empresa do setor florestal que atua em toda a cadeia da madeira, desde a produção até a comercialização do produto. Ela acredita que seu papel não se restringe a plantar e colher da forma correta, mas abrange o respeito às normas ambientais, às certificações e à capacidade regenerativa da floresta. No site da empresa, na seção Xiloteca, você encontra também essas informações por ordem alfabética, com imagens. Acesse: http://www.amatabrasil.com.br/conteudo/xiloteca.

Clique no PDF e confira o Guia de Madeiras!

 AMATA - Guia de Madeiras.pdf (611,28 kB)

Diretriz Sinat nº005

Diretriz Sinat nº005

O Sistema Nacional de Avaliação Técnica é uma iniciativa de mobilização da comunidade técnica nacional para dar suporte à operacionalização de um conjunto de procedimentos reconhecido por toda a cadeia produtiva da construção civil, com o objetivo de avaliar novos produtos utilizados nos processos de construção. A meta que mobiliza a comunidade técnica é o estímulo à inovação tecnológica, aumentando o leque de alternativas disponíveis para a produção habitacional, sem aumentar, todavia, o risco de insucesso no processo de inovação. A operacionalização do SINAT representa, efetivamente, a criação de uma infra-estrutura fundamental para o desenvolvimento tecnológico do setor da construção civil.

A diretriz SINAT nº 005 é um documento feito para Avaliação Técnica de sistemas construtivos estruturados em peças de madeira maciça serrada, com fechamentos em chapas delgadas (Sistemas leves tipo "Light Wood Framing"). Clique no link abaixo para baixar seu conteúdo completo.

Informações acima são do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat 

 Diretriz Sinat 005.pdf (1,60 MB)

Cartilha de Gerenciamento de resíduos de madeira industrializada na construção civil

Gerenciamento de resíduos de madeira industrializada na construção civil

A madeira está entre os recursos naturais mais importantes da Terra. Suas propriedades fizeram-na, desde os primórdios da humanidade até os dias de hoje, ocupar um lugar de destaque no desenvolvimento da civilização. Disponível em uma ampla variedade de padrões de texturas, cores e densidades, pode ser facilmente trabalhada com máquinas e ferramentas.

Clique no PDF e tenha acesso ao conteúdo completo da Cartilha.

 cartilha+gerenciamento+de+resíduos.pdf (5,20 MB)

Manual de Projeto e Construção de Estruturas com Peças Roliças de Madeira de Reflorestamento

Manual de Projeto e Construção de Estruturas com Peças Roliças de Madeira de Reflorestamento

Este trabalho, de autoria do engenheiro civil Leandro Dussarrat Brito, orientado pelo professor Dr. Carlito Calil Júnior, da USP de São Carlos, é uma nova contribuição científica e tecnológica ao uso da madeira na construção. Tem por objetivo apresentar recomendações práticas que integram uma proposta de manual de projeto e construção de estruturas com peças roliças de madeira de reflorestamento tratada. “Foram realizados estudos teóricos e experimentais de elementos estruturais e de ligações em madeiras utilizando peças roliças, classificadas e caracterizadas visual e mecanicamente. Além disso, apresentei diretrizes para projetos de construção de pontes e galpões utilizando esse material”, informa Dussarrat.

O estudo apresenta 124 fichas técnicas, com as alternativas existentes, em diversos países, de usos estruturais de madeiras roliças. É o caso, por exemplo, de estacas de fundações, passarelas, pontes, quiosques, galpões rurais, edificações residenciais e comerciais, hotéis, igrejas, escolas, sedes de parques ecológicos e turísticos, locais de eventos, coberturas especiais, arquibancadas, playgrounds, terminais de aeroportos, torres de observação, defensas rodoviárias, barreiras acústicas, entre tantas outras possibilidades presentes no Brasil e no exterior. Também faz uma incursão ampla nas normas e no conhecimento científico e tecnológico atual, no que diz respeito à utilização adequada de madeiras roliças em estruturas. Serve de orientação segura e prática para arquitetos, engenheiros e construtores, do projeto ao canteiro de obra.

Baixe o PDF e saiba mais!!!

 Manual de Projeto e Construcao de Estruturas.pdf (34,17 MB)

Manual de Projeto e Construção de Pontes de Madeira

Manual de Projeto e Construção de Pontes de Madeira

Este manual, coordenado pelo professor Carlito Calil Junior, do Laboratório de Madeiras e de Estruturas de Madeira (LaMEM) da USP de São Carlos, apresenta as recomendações para o projeto, dimensionamento e disposições construtivas de pontes tecnológicas de madeira com diversos sistemas estruturais e construtivos em vigas e em placas. São apresentados exemplos de projeto com diversos vãos, classes de resistência de madeiras e classes de veículo-tipo à luz das Normas Brasileiras, com a finalidade de fornecer aos engenheiros, arquitetos, construtores e projetistas orientações para o projeto e construção de pontes modernas de madeira de baixo custo, adequada tecnologia, seguras e duráveis.

Segundo a agência USP de notícias, iniciativa integrou o Programa Emergencial de Pontes de Madeira do Estado de São Paulo, Projeto Temático financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), realizado entre 2002 e 2007. “O objetivo foi desenvolver novas tecnologias — e aprimorar as já existentes — para o projeto e a construção de pontes de madeira, bem como adaptar tecnologias usadas em países do exterior para as condições nacionais, levando a construções de pontes seguras, seguindo técnicas simples e modernas, com durabilidade compatível com a de outros materiais, a um custo altamente competitivo”, explica o professor Calil Junior.
Faça o download do arquivo e saiba mais!!!

 Manual de Pontes - 2006.pdf (8,05 MB)

As verdades e as mentiras sobre a lata de aço - Prolata

As verdades e as mentiras sobre a lata de aço - Prolata

O Prolata Reciclagem é uma associação sem fins lucrativos a qual é formada pela cadeia de valor dos fabricantes de latas de aço no Brasil. Os recursos obtidos pelo Prolata são integralmente aplicados na manutenção e desenvolvimento de seus objetivos. O Prolata foi constituído em janeiro de 2012. É um programa permanente de reciclagem de latas de aço pós-consumo e com prazo de duração indeterminado. Tem como base os trabalhos da ABEAÇO - Associação Brasileira de Embalagem de Aço -  e finalidade de fomentar e formalizar o mercado de latas de aço pós-consumo no Brasil. O programa tem como principais metas o estímulo à reciclagem de latas de aço no país, gerar estatísticas confiáveis sobre os índices de reciclagem de latas de aço, abrir canal direto com o público consumidor em geral, fomentar centros de reciclagem e parcerias com cooperativas de catadores e valorizar o preço da sucata de aço para embalagens.

Confira a cartilha abaixo e saiba mais sobre a lata de aço! 

 As verdades e as mentiras sobre a lata de aço.pdf (2,32 MB)
Montana Química S.A.
Rua Ptolomeu, 674 | São Paulo - SP - CEP 04762-040 | Brasil
+55 11 3201 0200 - enviar e-mail
Montana / Ground15 - Todos os direitos reservados