Madeira Osmopressurizada, a evolução da madeira tratada
Inovação não é modismo. Está no DNA da empresa ou, simplesmente, não existe. A marca Madeira Osmopressurizada, da Montana Química, comprova este ponto de vista. Lançada há décadas no mercado brasileiro, até hoje é referência e uma senha para usineiros e construtores conectarem-se com segurança à qualidade em madeira tratada.XIII EBRAMEM
23 Jul 2012 - 25 Jul 2012
A Montana participa do evento que ocorre no Espírito Santo, juntamente com sua parceira, a Plantar!
5ª Formóbile
24 Jul 2012 - 27 Jul 2012
A Montana participa com estande da 5ª edição da feira!!! Venha nos visitar e saiba as últimas novidades sobre serviços e lançamentos de produtos!!!
15ª Construsul
01 Ago 2012 - 04 Ago 2012
A Montana participa da 15ª edição da feira que ocorre em Porto Alegre e já virou referência nacional. Venha visitar nosso estande e fique por dentro dos últimos lançamentos!
Inovação chega ao vigamento
04 Jul 2011O nome técnico para o produto é Madeira Laminada Colada, identificado pela sigla MLC, conforme dispõe o projeto de revisão da NBR 7190/97. “A ArtLam, nome comercial da Madeira Laminada Colada da ArtPine é produzida exclusivamente em pinus. O preservativo utilizado é o CCB Óxido, por ser um produto de comprovada eficácia e, principalmente, por ser considerado amigável ao ambiente e ao ser humano. Inclusive, é aceito pela Comunidade Europeia, destaca o diretor da Artpine, o engenheiro Ricardo Montanha de Oliveira.
Há diversas vantagens no uso da Madeira Laminada Colada de pinus, em comparação com a madeira nativa. “Do ponto de vista ambiental, além de se evitar a devastação das matas nativas, a utilização da madeira laminada colada de pinus permite o sequestro de carbono e propicia o desenvolvimento sustentável por tratar-se de uma espécie cultivada. Do ponto de vista técnico, podemos obter peças de grandes seções transversais, grandes comprimentos livres de defeitos já que são provenientes de um processo industrial, o que dificilmente ocorre com peças maciças de madeira nativa, comenta o diretor.
Em comparação com outros materiais construtivos a ArtLam apresenta excelente relação resistência mecânica/peso específico, permitindo a execução das estruturas de grandes vãos. “A ArtLam pode ser fornecida com espessura de até 30 centímetros, largura de até um metro e comprimento de até 19 metros. A limitação de vão livre depende muito do sistema estrutural adotado. No Brasil existem estruturas em madeira laminada colada de pinus com até 80m de vão livre”, informa Montanha. O aproveitamento da matéria-prima na fabricação da ArtLam também é otimizado. No processo produtivo utilizam-se de 1,6 a 2,0 metros cúbicos de madeira serrada e seca para cada metro cúbico de madeira laminada colada de pinus.
Madeira “engenheirada” - Depois de serrada e seca em estufa, a madeira de qualidade para aplicações estruturais é classificada visualmente de acordo com o enquadramento na categoria select structural , prevista no projeto de revisão da NBR 7190 da ABNT, Projetos de Estrutura de Madeira. “Nesta classificação são removidos os defeitos não permitidos para peças de uso estrutural”, declara o profissional.
Após a devida classificação, as peças são submetidas ao tratamento industrial a vácuo-pressão em autoclave. Depois disso, passam por nova secagem em estufa até atingir a umidade adequada à colagem. “O processo começa com as peças de madeira sendo emendadas longitudinalmente por meio de um processo chamado finger-joint . Elas transformam-se em réguas já com o comprimento final da peça de madeira laminada colada a ser produzida. As réguas são aplainadas nas quatro faces e coladas lateralmente, formando uma peça de madeira laminada colada com as dimensões desejadas e que, finalmente, será aplainada para receber o acabamento”, explica o engenheiro.
Parceria – No trabalho entre a Montana Química e a ArtPine há mais do que o fornecimento do preservativo industrial de madeira MOQ OX 50 CCB Óxido . “Nossa parceria abrange desde o processo produtivo, com treinamento de pessoal, desenvolvimento de novos processos, entre outros, até o setor de marketing , com a participação em conjunto em feiras, seminários, desenvolvimento de material publicitário e desenvolvimento de produtos e mercados”, relata Montanha.
Rua Ptolomeu, 674 | São Paulo - SP - CEP 04762-040 | Brasil
+55 11 3201 0200 - enviar e-mail
Montana / Ground15 - todos os direitos reservados